segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Categoria: Sala de cinema mais joinha

Olá pessoal!

E aí, já leram o resultado da enquete de Boteco mais Joinha ?

Se você ainda não foi, clica no link aqui em cima e lê o resultado lá primeiro, depois volta aqui e vota! =)

Bem, inevitavelmente as enquetes do Joinhas tem caído sempre para o lado da gastronomia, com pizzas, botecos, sorvetes, lambretas, etc. Mas como eu já mencionei na enquete de Vista mais joinha, nem só de comida vive o ser humano. Por isso mesmo apreciamos uma boa vista, uma bela praia ou...um bom filme!!

Sim, desde que os Irmãos Lumière e o seu maravilhoso cinematógrafo levaram ao público imagens em movimento pela primeira vez, no final do século XIX, a indústria do entretenimento nunca mais foi a mesma! A linguagem cinematográfica se desenvolveu de lá pra cá, mas a sua essência sempre foi a de contar histórias, sejam elas ficcionais ou documentais, alegres ou tristes, ou nenhum dos dois ou ainda, ambos!!

E quer lugar melhor para apreciar a sétima arte do que a tela grande de uma sala de cinema? Aquela aura de um telão gigante, e personagens em ação na sua frente, ocupando todo o espaço que seus olhos podem ver?! Ou o som quase ensurdecedor que faz a gente sentir cada explosão, trovão, ou simplesmente o toque de um celular como se fosse real?! O cinema proporciona uma experiência de imersão que nenhum filme assistido em casa consegue dar. A combinação de som potente, tela grande e um ambiente escuro onde você consegue ignorar tudo ao redor contribuem para transportar o espectador quase que literalmente para dentro do filme!

Às vezes a gente sai impressionado com tiros e explosões e seres alienígenas. Outras com os olhos ainda marejados de lágrimas, seja de emoção, ou ainda, de tanto rir. Também há vezes que saímos com aquela sensação de quem levou um murro no estômago. É difícil sair incólume da experiência de um filme, o cinema quase sempre consegue mexer com a gente.

E não é só para cinéfilos que ele serve... quem nunca marcou um primeiro encontro com aquela(e) paquerinha em uma sala de cinema? Todo aquele clichê de ir inocentemente "assistir" um filme, pegar na mãozinha, passar os braços ao redor do ombro e depois...melhor parar por aqui! =)

Até a nossa música já exaltou as qualidades de um bom cineminha enquanto cupido, seja longe de qualquer problema e perto de um final feliz, ou com o "splish, splash" de um tapão após tentar roubar um beijo! É fato que todo mundo já conquistou ou tomou fora de alguém no cinema. Ou os dois! ;)

E é por essas e outras que eu acho o cinema uma verdadeira Joinha e aposto que vocês concordam comigo! Então, a enquete da vez é para escolher a Sala de cinema mais Joinha de Salvador!

Como sempre, votar não basta! Conte uma história, um namoro que começou lá, fale o que faz você gostar da sala, se são as poltronas largas e confortáveis, a qualidade da tela e do som, aquela pipoca maravilhosa, o tipo de filmes que passa lá, enfim, fale!

E só pra a brincadeira ficar mais legal, já que eu citei duas músicas que envolvem cinema, também quero que vocês me digam qual a música predileta de vocês com este tema! Eu também vou apurar e trazer o resultado!

E para a brincadeira ficar maaaaais legal ainda: Sugiram um filme que está em cartaz na sala que vocês votaram! ;)

Então, peguem seus sacos de pipoca, desliguem os seus telefones celulares, e bom filme!

PS: Favor não fumar na sala! ;)

36 comentários:

  1. Assim, das salas que fui ultimamante as que tão bem bacanas são as do Espaço Unibanco, mais conhecido como cine Glauber Rocha, lá perto da praça Castro Alves, fui esses dias lá conhecer e achei bem legais...

    Como filme eu sugiro o filme que fui assistir lá: Waldick, Sempre no meu Coração. Além disso todo dia tem mostra de curtas de graça.

    Pra terminar, subindo para o terraço do prédio, lá tem uma vista linda, vale a pena mesmo conhecer...

    E escolher uma música é sacaganem, cinema tá lotado de trilhas clássicas... Poderia votar na tema de Rocky, Um Lutador; em Twist and Shout naquela cena antológica em Curtindo a Vida Adoidado... Enfim... Uma infinidade, mas acho que vou no clássicos dos clássicos: As Time Goes By...

    ResponderExcluir
  2. Sala de arte da UFBA... isso te lembra alguma coisa??? :P
    Acho a sala de lá muito boa: imagem nítida, som surround, poltronas confortáveis, barato... só falta a pipoca (ou pelo menos não tinha quando eu frequentava).
    Só vou ficar devendo por enquanto a indicação de filme (não tenho ido ao cinema) e a música (você sabe da minha dificulade - ou lerdeza - em prestar a devida atenção a trilhas sonoras!)

    ResponderExcluir
  3. Ah, bom... a minha sala favorita já não existe mais, a saudosa Sala de Arte do Baiano. Ela foi meu 'point' durante um longo período, e sempre ia sozinha. Era tão bom... não me lembro de ter assistido algum filme acompanhada lá, mas conheci muitas pessoas legais naquele hall de espera.

    Hoje em dia frequento muito o Cinemark, que tem uma super tela, bom áudio e poltronas bem confortáveis, a melhor estrutura de salas da categoria. (rs) Já nesta sala, poucas vezes estive sozinha, nem que fossea companhia de um milkshake apenas.

    A música de cinema pra mim é 'Flagra', da Rita Lee. É a melhor!

    Minha indicação pra ver lá é 'Caramelo'. Lindíssimo, e tá na sessão cine cult que tem lá, é mais cedo e mais barato.

    ;)

    ResponderExcluir
  4. Agora sim me sinto apta a comentar neste post. Ando tão desatualizada socialmente que já estava me sentindo um alien. Cinema é uma joinha mesmo, eu, particularmente, adoro. Adoro os cinemas alternativos da cidade, poucos são aqueles os quais não conheço. O cinema do museu, sempre com ótimos filmes não comerciais.
    Mas meu voto vai pro Cinemark, por diversos motivos, conforto, ambientação, facilidade na compra do ingresso (pode ser via site), sonorização e telas com qualidade digital, pertinho da minha casa e foi cenário do início do meu atual namoro...lindo né? As sessões cult são sempre bem vindas também, precinho ótimo e sala vazia. :)

    ResponderExcluir
  5. O CineMark tem uma excelente sala, mas pelas instalações e qualidade fico com O Cine Glauber Rocha, quem não conhece visite.
    A trilha vou ficar devendo.

    ResponderExcluir
  6. Uma vez, depois de passar dois anos apaixonada e sendo a paixão de alguém mas sem passar daí, fui pro cinema com a tal pessoa S2. Mortos de fome, cada um comprou um Steakhouse da Burguer King: um supremo hamburguer com muita coisa dentro e uns 50 cm de diâmetro. Não consegui comer nada, tava nervosa porque sabia que alguma coisa naquele dia iria acontecer. O filme: Operação Valquíria, era o que tava passando na hora mesmo. Ainda nos trailers, escuto as seguintes palavras: "Eu tenho uma coisa pra te contar". E então eu, depois de ouvir tantas coisas bonitinhas e fofinhas e outras coisas que eu já sabia mas que nunca tinha prestado tanta atenção, num desespero acumulado durante 2 anos inteiros, literalmente voei na pessoa do meu lado. Tom Cruise nunca foi um ator tão bom. Wagner nunca foi tão mais fascinante que Beethoven. Eu nunca gostei tanto de admirar um hamburguer deixado pela metade. S2 (L)

    Por esse e por outros motivos (melhor sala, melhor som, melhor tela, melhores poltronas, maior fila), meu voto pra melhor sala vai pro Cinemark.

    Em cartaz lá não tem muita coisa interessante por agora não (mas com fé nas distribuidoras, "Inglorious Basterds" chega em outubro!), mas Up- Altas Aventuras é lindo! Super lindo! Vale muito a pena ir ver!

    Eu não tenho uma música predileta cujo tema seja Cinema, mas tenho várias músicas de Cinema prediletas. Nem uma coisa nem outra, recomendo aqui a trilha sonora do anime Cowboy Bebop. Linda, meio jazz e blues e espacial, é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente gostaria de me desculpar pela ausência na enquete anterior pois buteco, birosca e cafofo são lugares para se tomar aquela "gelada, canela de pedreiro, aque deu bolor" meu voto, atrasado, vai para o buteco do walter aqui na frente do meu prédio, so digo 3 coisas: mesa de sinuque, todo pintado com as cores do Bahêa e muita prosa boa!!!



    Mas voltando ao assunto principal, meu voto vai para a Sala de Arte do Baiano... passei minha infância ali vendo classicos !!!! muita saudade daquele lugar!!! lembro que tinha uns quadros e um era de um macaco au sempre tinha medo mas gostava... então é isso pessoal, este é meu voto, e que venham outras enquetes para responder e conhecer!!!
    abraços

    ResponderExcluir
  8. Bem, eu como estou fora da cidade já faz um tempinho, ñ conheço a nova sala Glauber Rocha nem lembro bem do Cinemark que foram citados aqui, até pq a minha escolha vai mesmo para um ilustríssimo finado: a Sala de Arte do Bahiano. Motivos: pertíssimo de casa (o unico problema era ter que subir a ladeira da Princesa Isabel heheh), sempre com uma boa seleção de filmes em cartaz, direito a um cafezinho, jornais e olhadinha nas roupas expostas em um cabideiro... Mas recordo bem dessa sala pq em 2003 ou 2004 estava na expectativa em relação ao intercambio na U.Porto, em Portugal e fui assistir com uma amiga "Albergue Espanhol", ñ sei bem a razão mas aquele fime foi como um estopim de um dos melhores períodos de minha vida e a partir daí foi quando eu deixei o "siga em frente" do meu caminho e optei por um atalho ao lado, sem retorno!!! Em relação a musica, uma que tenha o tema cinema ñ lembro, mas como sou fanatica por trilhas sonoras cito a de Juno que é a mais linda de todas!!

    ResponderExcluir
  9. Hummm... Sala de Arte - Cinema do Museu. Gosto da Walter, também, mas, por ser mais distante, não frequento tanto.

    Pior: Multiplex.

    ResponderExcluir
  10. Hum quem n tem história em cinema né...
    Só de falar vem váriass lembranças naa cabeça...
    com amigos.. familia... amores....
    Sempre aquela agradavel companhia

    Meu voto vai pru Cinemark, muito conforto, perto de casa, enfim só frequento la ultimamente...
    Um filme que está passando la.. pra quem quer rir tem que ver :se beber não case, uma comédia mt boa....
    pra quem quer se emocinar Uma Prova de Amor

    ;D

    ResponderExcluir
  11. A TV do meu quarto e os filmes da seleção "Melhores de Todos os Tempos" da Folha de São Paulo ... Rastros de Ódio (John Waine) foi ótimo.. Zão

    ResponderExcluir
  12. Putz!! Perdi tb a votação do Boteco!!! E estava esperando ansioso por ela... enfim... iria votar no "A Taberna", do bonocô center... que inclusive tá participando do Comida Di Buteco. Cerveja gelaaaaaada, comidas gordurosas de verdade =D e sanduíches monstros!!




    Bom... agora falando de cinema...
    Não conheço a do Unibanco, estou devendo uma visita lá. Meu voto vai pro Cinemark, conforto, qualidade, um burguer king na porta (hehehe) e não tem aquele cheiro de mofo do iguatemi. Já tive muitas histórias no "quase" falido aeroclube, prefiro não comentar hehe
    O ultimo que assisti por lá foi Up!, emocionante, vale a pena ir.
    Música que fale de cinema - Flagra (Acenderam as luzes, cruzes!)
    Trilha sonora - Forrest Gump.

    ResponderExcluir
  13. espaço unibanco.
    mas eu gosto mesmo do cinemark, e nao me processem por isso

    ResponderExcluir
  14. Olha eu gostei muito do que vi quando fui assistir pela primeira vez a um filme no Espaço Unibanco. Salvador precisa masi destes tipos de opções fora de Shoping, porém com mais segurança. Gosto muito também do Cinema do Museu de Geologia para depois ir àquele café de lá e da sala da Aliança Francesa.
    Como tenho que votar, fico com o primeiro pois faz parte da revitalização do centro da cidades e brevemente segundo eu soube, contará com um Bistrô tendo à frente um grande chefe renomado, aí será o máximo.

    ResponderExcluir
  15. Sou um frequentador da maioria das salas de cinema da cidade. Acho o Espaço Unibanco muito legal, mas o cinema do Museu de Geologia tem um charme especial. Sua arquitetura combina bem com o clima intimista, além de oferecer bons filmes para um público mais intelectualizado que não se satisfaz com filmes comerciais, predominantemente hollyoodianos ou até mesmo para fugir da bagunça das grandes salas. A direção do cinema só precisa resolver o problema do mofo que de vez em quando castiga o local.
    Indicações: Horas de verão com Juliette Binoche e Almoço em Agosto.
    Augusto

    ResponderExcluir
  16. bem, eu exclui o cinema da minha vida. muito gasto para muito desgaste! ainda prefiro o dvd, no conforto do meu sofá(ou cama), podendo pausar para o xixi, fumando ansiosamente durante o filme, e sem as risadinhas, conversinhas, estalos de beijo(alheio) e malditos celulares(por que mesmo em salas de ate, sempre tem um bocó que esquece de desligar). mas, na epoca que eu frequentava, há uns 6 anos atras(nem sei mais como anda por que, afinal, alem de não mais frequentar, nem mesmo moro ai) eu achava joinha o cinema do museu de geologia(acho que é isso) que fica no corredor da vitoria.

    bem, quanto a musica, não me vem nenhuma na cabeça com tema de cinma, mas se fosse trilha sonora, Marcha Imperial!!!

    e sobre a sugestão em cartaz, vou fazer um pouco diferente. vou sugerir um filme que ainda vai entrar em cartaz. ninguem ainda assistiu, nem eu, mas acredito que vai ser o boom deste ano e do proximo aqui no brasil que é Besouro.

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito das salas do Espaço Unibanco, principalmente pela iniciativa de revitalizar o espaço do centro da cidade, tão carente de opções. Mas tem as salas novas da Circuito Sala de Arte, no Shopping Paseo Itaigara. Gostei também.

    ResponderExcluir
  18. Gosto de filmes, mas não de ir ao cinema então a opção é a tv do meu quarto.

    Cida

    ResponderExcluir
  19. CineMark ... melhor estrutura. Ultimo filme foi UP que vi com minha filhota ... lindo! Trilha sonora? Como ja disseram ai por cima ... tenho essa capacidade desenvolvida n ... rs

    ResponderExcluir
  20. Fiquei curiosa de conhecer o Espaço Unibanco ... tão pertinho do meu trabalho ... vou andando ... acho q vou providenciar uma escapada na próxima semana ... rs

    ResponderExcluir
  21. Olha, não aprecio cinema... mas achava interessante a sala de arte do Bahiano. Nunca fui às outras.
    Então, meu voto vai para as salas de arte.
    [:D]

    ResponderExcluir
  22. Po, minha escolha é meio condicionada porque sempre vou nas mesmas salas. Enfim, eu fico com o Cinemark por razões supracitadas (não tem cheiro de mofo do Multiplex. Pronto, isso basta) e porque tem combo de pipoca por R$14 reais, refri de um litro e refil de pipoca (daí vc pega primeiro pipoca salgada e depois doce). As salas são grandinhas e dependendo do filme é maiss vazio que o Iguatemi, o que diminui a possibilidade de ter um monte de gente idiota conversando sobre a novela do seu lado (morram, filhos da puta). Claro que a oferta de filmes lá é bem limitada, mas tem a boa sessão cult (hehe) por 3,50 e o Burger King pertinho.

    ResponderExcluir
  23. Pela vista, pela lojinha de arte fantástica e a qualidade do cinema, sem dúvida eu fico com o Espaço Unibanco, inclusive lá eu pago meia rrss...

    ResponderExcluir
  24. Quanto ao melhor filme, para quem sempre foi cinéfila como eu, é difícil escolher um só. Mas vou escolher o filme que tem a cena mais bonita de todos os filmes que assisti e que diz tudo sem palavras - é "Não Amarás", da série "Decálogo", do falecido diretor polonês Kieslowisky (acho que é assim que se escreve). Este diretor é o mesmo de "A Liberdade é Azul", "A Fraternidade é Vermelha" e "A Igualdade é Branca", da série "Trois Colours".

    Em relação à trilha musical, fico com a trilha do filme "Em Algum Lugar do Passado", que foi marcante em minha história de vida.

    ResponderExcluir
  25. Meu voto vai para uma sala de cinema desativada...não sei se conta! O cinema do Shopping Itaigara era O MELHOR!!! No ato da compra (inclusive pela internet) a gente podia reservar os assentos. Além disso também tinham cadeiras especiais:love sit - levanta o porta-copo; para obesos e para quem tem problema de coluna. Isso tudo com o conforto das salas estilo "multiplex".
    Como o Shopping Itaigara não é referência em movimentação, a sala acabou fechando, mas ainda tem meu voto!!

    ResponderExcluir
  26. Ah, esqueci de comentar que dei meu primeiro beijo em meu marido em uma sala de cinema, 6 anos atrás...foi no Multiplex Iguatemi, assistindo Matrix 2 hehehehe

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Eu gosto mesmo de assistir um bom filme com pipoca em CASA, com a família e os amigos é mais gostoso e confortável.
    No meu ciclo de amizade a maioria dos meus amigos gostam da mesma coisa.Então a melhor sala de cimema na minha opinião é essa.

    ResponderExcluir
  29. Nunca fui ao Espaço Unibanco, por isso não posso dizer nada. Todavia, gosto muito das salas do salvador shopping, pois são muito boas (talvez por serem mais novas).

    ResponderExcluir
  30. Votação encerrada!!!

    Trago o resultado amanhã!!

    ResponderExcluir
  31. bru.: Refil de pipoca??? Dessa eu não sabia!!! =D

    ResponderExcluir