segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Categoria: Café mais Joinha de Salvador




Boa noite!!


Dia de enquete nova, mais uma vez! Desculpem o atraso! ;)

Estava cá pensando em uma enquete interessante, e me ocorreu...
Quem não gosta de sentar em algum lugar acolhedor, tomar um cafézinho e abrir um jornal/livro/revista? Ou simplesmente ficar vendo o movimento da rua? Ou ainda, levar um laptop, e trabalhar um pouco, fora de casa ou do escritório?

Ou então, aquele lugar quietinho para ir à dois, tomar um capuccino ou espresso, ou reencontrar um amigo de longa data pra trocar figurinhas? E é claro, aproveitar para fazer um lanche, com baguetes, wraps, paninis, tortas, bolos, crepes, saladinhas, cremes, e todo tipo de guloseima doce ou salgada possível.

Para estes momentos, não há restaurante, boteco ou pizzaria, não tem pra ninguém! O negócio é ir a um bom Café!

Poisé, inspirado nestas joinhas com um requinte meio displicente, uma coisa que pode ser ao mesmo tempo blasé ou acolhedora, eu lanço a enquete para descobrirmos o Café mais Joinha de Salvador

Há alguns anos Salvador praticamente não conhecia estas Joinhas, mas felizmente o número de Cafés na cidade aumentou exponencialmente de lá pra cá, de forma que hoje em dia existem inúmeros estabelecimentos onde é possível sentar e saborear uma bela xícara de espresso, capuccino, mocaccino, ou chocolate quente, para os que não gostam de café!

E nem só de comidas e bebidas quentes vivem os cafés: também tem chocolate e café gelado, milk shake, sobremesas com sorvete, soda italiana e muitas outras iguarias refrescantes, que é pra ninguém dizer que "café não combina com Salvador porque a cidade é quente"!

Os cafés são ótimos lugares para ir com a namorada/namorado, aquela paquerinha, ou mesmo para começar um namoro! São lugares para sentar e pensar, e trocar idéias - que o diga os pintores/intelectuais/escritores franceses dos últimos dois séculos - e criar coisas. Inúmeros artistas já pintaram cafés, outros escreveram poemas, romances...

Meu, ATÉ HARRY POTTER FOI CRIADO E ESCRITO EM UM CAFÉ!!! Inegavelmente, Cafés são Joinhas, e sendo assim, naturalmente são tema de votação!!!


Então, a sorte está lançada! (Quão clichê)
Votem no café que vocês acham mais joinha, e digam o motivo: Se é o ambiente, alguma coisa legal que já aconteceu lá, aquele capuccino maravilhoso, a carta de cafés diferentes ou aquele crepe com shitaki e shimeji...enfim, aquilo que vocês já sabem!!!

Semana que vem eu trago o resultado!!


PS: Como eu já disse na enquete anterior, agora o joinhas tem, em sua coluna direita, links para alguns blogs bacanas, que acho que vocês vão gostar. Um deles é o Crônicas de ninar, com histórias muito loucas sobre o universo de uma mãe de primeira viagem e seu filhinho de um ano e pouco. O outro é o IdéiaChequer, que traz uma ótica diferenciada sobre comunicação, com ênfase em publicidade e marketing. A lista será ampliada sempre com blogs joinhas que eu for conhecendo, e vou divulgando por aqui também! Não deixem de visitar!

33 comentários:

  1. Conheco poucos cafés em Salvador, a verdade é essa. Mas gostei bastante do Acqua Café, na Marina, especialmente pelo fácil acesso e belíssimo visual... Mas o fato é que precisaria conhecer outros... Ouvi falar muito bem de um em Sto Antonio Alem do Carmo, chamado Cafelier, mas nao o conheco...

    ResponderExcluir
  2. Yeah, primeira! :D

    Bom, por inúmeros motivos, meu voto vai pra o BBC café, uma tímida bancada localizada dentro do posto logo antes do alto do Itaigara, perto do Shopping Paseo. O café é em si é muito bom, mas confesso que o clima blasé do lugar também é algo que me agrada muito. É aquele tipo de lugar que só quem conhece faz questão de ir. Vááárias vezes já atravessei a cidade só pra sentar ali e tomar um capuccino, inclusive, diga-se de passagem, em um dia específico quando resolvi me encontrar com uma pessoinha, em plena segunda-feira à noite... :)

    Fora esse, também recomento o café da Aliança Francesa, mas não pelo café, e sim pela enorme variedade de crepes franceses e pela vista privilegiada da Baía de Todos os Santos.

    ResponderExcluir
  3. Dificil. Fico entre o Frans Café e o Feito a Grão.

    ResponderExcluir
  4. Frans Café. Herança dos meus tempos de Sampa, a idéia é que justamente por ser "padronizado", você já sabe a qualidade do cardápio. Tão bom que já cheguei a tomar café da manhã e jantar no mesmo dia neste lugar...

    ResponderExcluir
  5. Bom, na minha opnião melhor café de Salvador fica no comércio e atende pelo nome de Jhon Jhon.

    Tanto por questões pessoais, ele acompanhou um momento bem importante na minha vida, rs; quanto pelo ambiente aconchegante, bom atendimento (coisa não tão comum em Salvador, vamos combinar), a comida também é deliciosa, tanto sobremesas quanto as opções de almoço, e, lógico, pelo café, alias, especialmente o capuccino.

    Quem não conhece, fica na Av. Estados Unidos, em frente ao Bradesco, recomendo o Capuccino dos Deuses.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, o melhor café de Salvador está hoje em Brasília: o meu... café de coador de pano, com canela, servido em canecas, com boas companhias, numa "propriedade livre".

    ResponderExcluir
  7. Putz, aí cê me quebra, Takei... Se tem uma coisa que não frequento é esses estabelecimentos de aglomeração de cults pimbas... Apesar de adorar o café, bebida, em si, geralmente tomo em casa ou naqueles quiosques de shopping... Bom, deixa eu dar um voto aleatório aqui, aquele Xalézinho é considerado como café? Se for meu voto vai pra ele... Desde meus tempos de homem encoleirado que não vou lá, mas lembro que era bacana e tals... Se não, aquele do Shopping Barra, do lado do SAC, tambem é bem legal...

    ResponderExcluir
  8. Vou me juntar a henrique no meu voto, não por falta de criatividade, mas por que ja era meu voto mesmo... Chalézinho é Joinha demais!!! (O do jardim de Alah, porque um café dentro de um shopping é deprimente)
    Recomendo os café que eles fazem com Whisky e com Cointreau.
    Dica pra instigar as pessoas a irem conhecer, vão no fim de tarde em dia de lua cheia, a lua nasce na frente do chalezinho ENORME!!! Um verdadeiro show da natureza!

    Saindo do voto mas continuando no assunto, ouvi dizer que tem um otimo café em cachoeira, em frente a pousada do carmo, chamado Empório dos Sentidos. Quem for visitar a cidade, não esqueça de passar lá! hehehehe

    ResponderExcluir
  9. Salvador Café, no Salvador Shopping foi o último que conheci e adorei a Caipirinha de Café. Inusitado e delicioso. Mas meu café para todas as horas é o Mokaccino da vending machine do select do lado ali do Meu Chapa.

    ResponderExcluir
  10. Marietta Café, do Salvador Shopping. Zão

    ResponderExcluir
  11. Frans Café ,CERTEZA!
    vIRGINIA

    ResponderExcluir
  12. Também fico entre o Feito a Grão e o Franz Café. Acho o Franz mais variado, mas prá quem gosta de café mesmo, acho que o do Feito a Grão é o melhor

    ResponderExcluir
  13. Mas o Marietta não tem café, ou tem? É só o nome que é "Marietta Café"...

    ResponderExcluir
  14. Fiquei sabendo ontem que o melhor café de Salvador fica na clínica Delfin no Itaigara. Variedade nenhuma, mas é o "melhor café com leite ninho e, sei lá, Nescau!" - palavras da pessoa que descobriu isso. Mas enfim, meu voto iria pro Fran's Café mas o Chocolate Quente de lá estava muito ruim nas duas vezes que pedi (não é café, mas é chocolate!).
    Meu voto vai pro Feito a Grão! O da Saraiva, de preferência do Shopping Barra, já que fica perto de um prédio de forma bem inusitada.

    ResponderExcluir
  15. sou preguiçosa, gosto do Fran's da Manoel Dias. mas todos os cafés supracitados devem ser bons pra danar. quero conferir esse jhon jhon do comércio. ^_^

    ResponderExcluir
  16. Para ler eu gosto do café da Saraiva pq é tudo acessível, para ficar em um clima mais intimista eu prefiro o Franz Café e suas guloseimas!

    beijos xando

    Maritza

    ResponderExcluir
  17. Eu simplesmeste amei o tema da semana!
    Consumidora voraz desta delicinha joinha. Estes lugares são ótimo para acompanhar bons momentos com amigos, fazer a leitura de um bom livro , trabalhar sem ser incomodado. Adoro Cafés! Bem, citarei alguns os quais frequento: Lucca Café no Shopping Salvador (bom pra um bate papo com amigos), Feito a Grão ( café delicioso), Dom Crioulo (tb no S.Shoping, otimo pra bate papo mais intimista), mas o meu preferido é o Franz Café, pelo espaço físico, comodidade, preço, bom atendimento, qualidade dos produtos, sabores...
    Fica meu voto! Adoro Cafés joinhas!

    ResponderExcluir
  18. FRANSCAFÉ!! IT'S THE BEST CAFETERIA OF SALVADOR!!

    ResponderExcluir
  19. Olá! Eu voto no Cafelier, no Carmo...O espaço é super aconchegante, além de ter uma belíssima vista para o comércio e Baía de Todos os Santos. Vale a pena conferir! ;)

    ResponderExcluir
  20. vou na linha de miguel, sempre, ou quase. rs
    o Chalezinho é um lugar bem legal, tem chás e cafés deliciosos, e o meu pedido de sempre é a torta de chocolate - um sonho.
    contudo o melhor café de todos os tempos encontra-se em Cachoeira: Empório dos Sentidos. é sempre bom aguçá-los.

    ResponderExcluir
  21. Bem o que me atrai mesmo é o cheiro.. Nossa!!!Fico doida.se sinto cheiro ai me da vontade de tomar um cafezinho. Mas o melhor café pra mim é feito em coador de pano..me lembra casa da minha avó no interior de Cruz das Almas .

    ResponderExcluir
  22. Lucca Café do Iguatemi, pois do Salvador Shopping a experiência não foi agradável.

    Cida

    ResponderExcluir
  23. Feito a grão, da saraiva do Salvador Shopping.

    Ana

    ResponderExcluir
  24. Apesar de adorar café, não costumo beber pois a gastrite não permite, portanto não costumo frequentar cafés, o único que eu frequento é um m Cachoeira, já citado, Empóri dos Sentidos. Café expresso, com grão moído na hora... hum...
    Bom, acho que não ajudei muito na votação, pois o café citad não se encontra em Salvador, mas fiz o merchan... já valeu... hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. A cafeína é uma das drogas lícitas mais consumidas no mundo.
    No Brasil, cerca de 80% das pessoas consomem café diariamente, através do famoso cafezinho.
    Eu particularmente confesso que sou viciado ou habituado(melhor assim)a tomar meu cafezinho. Preciso dele para começar bem o meu dia.
    Nos últimos anos, Salvador tem assistido a um verdadeiro boom de cafeterias. Além de apresentarem um produto de qualidade, investem nas instalações, elaboram cardapios variados, tornando o hábito de frequentar cafeterias um ótimo programa.
    O café do Bahia Bourbon Café no bairro do itaigara é muito bom!!! mas suas instalações não são dignas para um melhor apreço da bebida.
    o Frans café tem um ambiente legal mais seu "café" e seu "atendimento" deveriam ser melhores... nos Shoppings da cidade gosto do Lucca e do Feito a grão.
    Como não posso votar na Baronesa Von Leither, um café e bistrô, na subida da serra indo para Campos do Jordão, meu voto vai para o Cafelier. Localizado em um casarão histórico no bairro Santo Antonio no Carmo, esse café esbanja simpatia e simplicidade encravada em um bucólico cenário entre o passado e o presente com um café regado a muitas delicias.
    A vista, claro, é um bônus á parte...
    Guto

    ResponderExcluir
  26. Também acho que o Franz Café é o melhor, apesar de conhecer poucos aqui pela nossa tão amada cidade. Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Franz Café, com toda a certeza!

    ResponderExcluir
  28. Eu gosto muito do feito a grão da saraiva do salvador shopping. Se bem que o atendimento começou a ficar ruim porque está ficando sempre cheio....

    ResponderExcluir
  29. Bem, como não sou muito fã de café, voto em um lugar que eu adoro ir pelo ambiente, pela vista e por todas as outras coisas que podem acompanhar um café: O Chalezinho!!! (Agora se o café de lá é bom, não sei pq nunca tomei :D)

    ResponderExcluir
  30. VOTAÇÃO ENCERRADA!

    Logo mais o resultado e nova enquete!!!

    ResponderExcluir