segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Categoria: Acarajé/Abará mais joinha de Salvador




Pois é pessoal, eu não falei que ia apelar? Estava guardando esta enquete pra um momento especial, pois tenho certeza de que vai ser de longe a campeã de votos do Joinhas por algum tempo! Nossa iguaria da semana é, provavelmente a Joinha mais baiana que existe. Encontrada em praticamente qualquer esquina da cidade, o Acarajé e o Abará encontram suas origens intimamente ligadas às nossas raízes africanas e seus cultos religiosos.

Desta vez eu não vou me arriscar a falar de história, pois o assunto é extenso, demanda uma pesquisa exaustiva, há muita discussão sobre o que é mito/verdade e eu não conheço o suficiente. Em respeito a esta iguaria, por seu valor histórico, cultural e gastronômico, não vou me alongar neste assunto para não falar besteira! ;)


Esta massa de feijão fradinho, que frita no azeite de dendê é Acarajé e cozida na palha de bananeira é Abará, de comida religiosa tornou-se uma espécie de Fast Food popular da cidade. Mas não se enganem, achando que esta alcunha de Fast Food é pejorativa! Os quitutes vendidos pelas baianas em seus tabuleiros são muito mais gostosos do que qualquer sanduíche de franquia que use vermelho e amarelo na marca e tenha um palhaço como mascote, e custam muito mais barato. Acarajé e Abará são gastronomia, e da melhor qualidade!

E além disso, são assunto de discussões apaixonadas, tão acaloradas quanto qualquer conversa de bar sobre futebol, política ou religião. TODO bom baiano - e os radicados, como eu - tem seu Acarajé/Abará preferido. E amizades/namoros/negócios estremecem por causa disso...até que tudo se resolve num Acarajé, claro! ;)

Me arrisco a dizer que desconfio da índole de quem não gosta!

Exageros à parte, os quitutes de feijão fradinho das baianas são grandes joinhas, e já estava mais do que na hora de ganharem uma homenagem por aqui.

Então, joguem duro! A enquete é dupla, vocês têm duas semanas para votar e fazer campanha para suas baianas preferidas. Vamos ver quem vai ter o Acarajé/Abará mais Joinha no final!

Um abraço e até semana que vem!

35 comentários:

  1. Tinha uma baiana no corredor da vitória, logo depois do ACBEU, que tinha um acarajé muito bom!! Na época era melhor até que o de Dinha!
    Mas depois daquele acarajé tão bom que comemos outro dia no Rio Vermelho, meu voto vai pra os clássicos: acarajé da Dinha e abará da Cira!

    ResponderExcluir
  2. Adoro acarajé e abará!!!! Nem sei se tenho uma escolha de qual gosto mais. Depende do momento....
    Para mim os melhores são de Cira, depois Dinha.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa pedida... fiquei até com vontade, meu voto vai para o acarajé da Tia lá no Humaitá. Mas é o da tia que fica na entrada para o espaço do farol.

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar, Regina que tem ponto na Graça e no Rio Vermelho. Logo em seguida, Cira. Acho o acarajé de Dinha muito inconsistente: às vezes está excelente, às vezes, horrível.

    ResponderExcluir
  5. O Joinha delicinha esta!
    Acarajé é booooom!

    meu voto vai para o acarajé da Daria e Laura, aqui na esquina da antiga GM, proximo a Superpão.

    Acarajé sequinho, gostoso e sempre bem recheado.
    Adoooooro!

    ResponderExcluir
  6. O melhor acarajé é o de Dica no Pelourinho
    E o melhor abará é o de conceição no IAPI
    Desafio a quem provar um melhor,sobretudo,em relação aos da Orla
    Os melhores acarajés são os da periferia da cidade.
    Ah.. elas são irmãs...

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. JUSSIARA DIZ QUE O MELHOR ACARAJÉ É O DA CIRA, DE ITAPUÃ. FALOU E DISSE.

    ResponderExcluir
  8. daria e laura na esquina do supermercado gm...nossa que acarajé gostoso...bati mta larica boa ali....

    ResponderExcluir
  9. O melhorr que tem
    é do de Daria e Laura, aqui na pituba
    ele é mtt bomm.. e o atendimento la e otimo

    ResponderExcluir
  10. Daria e Laura, sem duvidas!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi pessoal,

    Gosto muito da acarajé e abará da cira.É muito bom!!!

    ResponderExcluir
  12. levando em consideração que acarajé não é o meu forte. eu voto no acarajé da Dinha

    ResponderExcluir
  13. Acarajé de Cira de Itapuã!! COm certeza!!
    Depois Dinha
    ;)

    ResponderExcluir
  14. Acaraje da Maria - Nordeste de Amaralina, vale a pena conferir...
    Se localiza num local um tanto quanto escondido, porem, nunca comi um acaraje com tanta qualidade como aquele.

    Crocrante o suficiente, massa fofa, nunca comi algo tao bom.

    Mas, por falta de conhecimento do povo, meu voto vai pro Acaraje situado em frente ao GM, mercadinho, na Paulo VI.

    ResponderExcluir
  15. Olha, não é porque estou morando aqui, mas meu voto não vai ser pra Salvador, afinal, descobri que os acarajés de Cachoeira(de qualquer baiana) é mil vezes melhor e mais barato que os de Salvador!!!
    Aqui eu como acarajé feito na hora, crocante, com camarão acompanhado de coca-cola em lata por 2,50 reais. Em Salvador por esse preço só se compra a coca-cola(e mesmo assim, fria).

    Infelizmente, para os residentes de Salvador, o simbolo cultural-culinario Soteropolitano é melhor em Cachoeira!

    ResponderExcluir
  16. Disso eu entendo! Adorooo! Sem dúvida alguma é o da Dinha, muiiiiiito bom!
    Excelente qualidade.

    ResponderExcluir
  17. sai dai miguel, falar q acarajé de cachoeira é melhor que os de salvador das "top baianas" é dose..

    vou todo ano em cachoeira e nunca testemunhei tal proeza

    hehehe

    brincadeiras a parte, meu voto continua o msmo =p

    ResponderExcluir
  18. Não sou grande conhecedor, mas pra mim os melhores acarajé e abará são de Dinha. A primeira vez que fui em Cira acabei pegando um acarajé frio, que já tinha sido frito faz um tempão, e aí perdeu toda a graça do negócio...

    Pena que eu não posso comer com pimenta!

    Pô, me bateu uma vontade comer um abará agora...

    ResponderExcluir
  19. Cara, em placaford, atrás da vila militar há um mercadinho onde ao lado deste, há um acarajé que não é desse mundo, meio escondido, mas vale a pena!

    ResponderExcluir
  20. Dinha, cira? que nada... Sempre que como na Dinha, o camarão tá com gosto ruim e ela bota a mão no dendê, ñ gosto!!! Regina até que vai, mas o meu voto vai para uma baiana que fica no IAPI, no estacionamento do Bom Preço em frente ao Mario Leal. Oxe, toda terça quando acabava a supervisão eu ia lá me empanturrar de acarajé, como ela fazia tb desses minis por 50 cent., eu comia logo 3 acompanhados de uma coca gelada como é de costume...hmmm saudade de
    acarajé com vatapá, caruru, camarão e salada!!

    ResponderExcluir
  21. O acarajé que costumo comer é o da baiana que fica lá no Djalma´s, bem feito, saboroso, veem picado no prato com vatapá camarão e salada muito bom, abará não gosto.

    Cida

    ResponderExcluir
  22. Eu n como acarajé, tenho dumpping com a fritura ... Mas adoro um abará com bastante vatapá, claro. Os melhores para mim são: o da Perini da Pituba e aquele que fica do lado do Bar Caminho de Casa.

    ResponderExcluir
  23. Cira, do Rio Vermelho. Porque comer acarajé ou abará requer um ritual, que deve ser cumprido com prazer e entrega. Tomar uma cervejinha, ou uma Coca Cola, muda completamente o sabor do quitute.

    ResponderExcluir
  24. Ai, que dúvida cruel! Daria e Laura, na Pituba, tem o melhor abará seeeeem sombra de dúvida.
    Mas o melhor acarajé é mesmo de Cira, no Rio Vermelho.

    ResponderExcluir
  25. Não se trata de um ponto badalado, mas o bolinho feito por Dária e Laura na esquina do antigo supermercado GM da pituba, com certeza vem superando os acarajés mais famosos da cidade. Limpo, crocante e frito em azeite de qualidade.
    Guto

    ResponderExcluir
  26. Eu ia dizer assim, sem nem pensar, que o melhor acarajé era o de Regina, mas me lembraram da esquina e eu fiquei em dúvida... Por ser do lado de minha casa, fico com o da Regina mesmo.

    Agora quando o assunto é Abará, sinto muito, o melhor é o da Zuzu, ali no Aconchego da Zuzu, fim de linha do Garcia.

    ResponderExcluir
  27. Sei que é meio senso comum, mas fico com Dinha pelo conjunto da obra.


    Beth

    ResponderExcluir
  28. Bom, não costumo consumir muito acarajé (abará quase nunca), mas tem um na Av. Sete, perto do consulado italiano... eu não sei o nome do lugar, mas é ótimo!

    ResponderExcluir
  29. Abará, tem um nas mercês que é perfeito. Não sei o nome da baiana, mas num local cheio de tabuleiros, onde abará era 1,00 ela vendia por 3,00 e fazia fila... Também tem um abará saindo da rótula da garibaldi, indo em direção ao TCA (é um beco meio suspeito, mas o abará é uma delícia e o camarão é do tamanho de peixe!!!

    Agora ACARAJÉ, me desculpem os incautos... Cira e Regina? Acarajé muchibento da porra... Acarajé perfeito é o da Dinha (nos seus melhores dias... concordo com alguém que disse que tem dias e dias... mas isso acontece com todo mundo...)^

    E aqui em BSB, que a gente tem que se contentar com umas porcarias... ai ai... mas em dezembro eu tou ai...

    ResponderExcluir
  30. EU PREFIRO O ABARÁ DE SHEILA CARVALHO

    ResponderExcluir
  31. PREFIRO UM QUE NÃO TEM NOME NEM DE "A" NEM DE '"B" O ABARA.COM, NOSSA QUE DELÍCIA E PODE PEDIR PARA FESTINHA E ANIVERSÁRIOS, E ATÉ MESMO EMPRESAS, QUE DELICIA NOSSA. ÁGUA NA BOCA. TENHO O TEL E VOU DEIXAR PARA VC, EXPERIMENTE..
    TEL. 71-8663-8949 E TEM O FACEBOOK - MARCOLINE

    DÊ UM VOTO....VAI GOSTAR.

    ResponderExcluir
  32. alexandre. gostaria d epoder está sempre em contacto com seu joinha, meu e-mail marcoslealenfermagem@hotmail.com

    ResponderExcluir