segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Categoria: Pão mais Joinha de Salvador




"Quem quer pão, quem quer pão, quem quer pão
Que tá quentinho, tá quentinho, tá quentinho
Tão gostosinho, gostosinho, gostosinho
Quero mais um, mais um!"
Xuxa Meneghel


É com essas sábias palavras da filosofia popular que eu abro a nova enquete do Joinhas!

Ok. Pausa para os risinhos constrangidos. 1, 2, 3. Podemos começar! hehehe

Cretinices à parte, o Pão é uma das Joinhas mais antigas da humanidade. Toda aquela coisa: tem registros que datam de cerca de 6000 a.C., na Mesopotâmia, Egito, e mais uma penca de civilizações antigas com suas diversas versões.

Fez parte da história de diversos povos que compuseram a nossa chamada "cultura ocidental", como gregos, romanos e hebreus. Toda cultura tem seu pão, e confere a ele as mais diversas simbologias: ícone religioso, fator de união familiar à mesa...

História à parte, pão é muito bom, e até hoje eu não conheci alguém que não coma! Com manteiga, queijo, fazendo sanduíches, em forma de torradinhas, molhado no café ou até puro. Tanto faz. O pão é irremediavelmente - ainda bem - arraigado na nossa cultura, talvez mais do que qualquer outro alimento, e por isso é mais do que merecida uma enquete para escolher o Pão mais Joinha de Salvador!!

Claro que na votação, nós vamos escolher pela padaria, mas nada de votar em um lugar ou outro pelo fato de ter maior variedade de produtos, ou ser mais próximo de casa. O negócio aqui é só pão! =)

E vale de qualquer tipo: de Sal (o clássico cacetinho), baguete, de leite, de milho, integral, preto... Só não vale pão de forma industrializado!! hehehe

Tá lançada a enquete então, pessoal. Vamos escolher o pão mais joinha de Salvador!!!

Um abraço e até semana que vem!

PS: E aí, que acharam da cara nova do Joinhas de Salvador?!
PS 2: Obrigado pelas opiniões na enquete da barra direita. Continuem acompanhando e votando, pra eu poder melhorar ainda mais o blog!

40 comentários:

  1. Primeiraaaaaaaaaaaa! :D
    Meu voto vai pra o pão da Apipão, no jardim apipema. Ele fresquinho é uma delícia. Adoro comer com manteiga "a la Xando"! ;)

    ResponderExcluir
  2. hum... pão... sou fanatico por pão! qualquer um ta otimo!!!
    mas tem uma padaria na paulo VI que não lembro o nome, fica na esquina do segundo cruzamento(complicado, heim?) que o pão la eu acho divino, crocante por fora, macio por dentro, cheiroso e quentinho... hummmm!

    ResponderExcluir
  3. Apipão, também. Pensei na pão e mais, mas o Apipão é mais gostoso.

    ResponderExcluir
  4. Pão, pão , pão...adooooro pão. Espero que aqui estejamos falando no nosso de cada dia, do famoso "cacetinho",pão de sal... adoro!
    Pão é uma delícia com café, com geléia, com manteiga, saído do forno quentinho...hummm
    O meu preferido é o pão da ribeira, aqueles mocinhos que ficam passeando na rua vendendo no cesto grande. O pão é muito gostoso, pena que nunca está quentinho, mas vale cada mordida.
    Adorei a enquete.

    Depois poderia ter a melhor torta, o melhor nacho, o melhor beiju, melhor acarajé...

    ResponderExcluir
  5. O Pão francês da Deli&Cia da Graça. É caro como um legítimo francês.

    ResponderExcluir
  6. Pão, hum adoro, além de ser tão prático é uma delicia, principalmente se for da Perini.

    Moni

    ResponderExcluir
  7. A Perini deve ganhar, mas eu confesso que prefiro o pão macio da Apipão.

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro pão, de todos os tipos.E para variedade e qualidade, a Perini ganha no pão, mas eu nunca compro pão lá, pois é longe da minha casa e eu não tenho carro. O pior é que onde moro, no Rio Vermelho, não tem uma padaria descente, que eu saiba... hunf.
    Ah, gosto do pão da Super Pão tb.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. alguém gosta mesmo do pão cassetinho da Perini??? tenho claro na minha mente que esse é o único ítem não gostoso daquele lugar!!

    Melhor pão p mim é da Del. do Garcia, uma padaria grande que fica próximo da Pizzaria do Sertão...entre os colégios 2 de julho e Sacramentinas

    ResponderExcluir
  11. Pra ser sincera, não conheço nenhum pão excepcional. Fico com o pão da Perini. Legal ouvir o comentário dos outros votantes. Vou passar a experimentar a dica deles.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Estou estreando por aqui e logo com o pão nosso de cada dia que não pode faltar à mesa.
    Huuuuummmmmm!

    Tem muito pão gostoso, como o da Cantina Cortille, servido quentinho e delicioso, os famosos integrais de grãos, os pretos, e por aí vai.
    Como a enquete é sobre o imbatível pão francês, quero saber se vale o pão frança da Perini, que é ótimo e light.
    Tem um pão francês maravilhooooooso, lá na Graça, na Euclides da Cunha, defronte à saída da Humberto de Campos. Quem souber o nome da padaria, vou achar ótimo!
    Essas são as minhas escolhas: Pão França da Perini e Pão Frances dessa padaria que não sei o nome.

    Maria Amelia

    ResponderExcluir
  13. Vc disse que vale todo tipo de pão... e o povo só tá votando no francês!!!

    Eu voto no pão preto do Outback... que vem na entrada... demais!!!

    De resto, sempre comprei pão em mercado, nunca gostei de pão frances em salvador... lá na "minha área" (leia-se p. do flamengo, stella maris) nunca foi muito bom de padarias.

    ResponderExcluir
  14. Saudades daquele da MARAJÁ PÃES, da Rua Martins Fontes, na Consolação, Sampa ... Como é só sonho, fico com a Perini mesmo. Zão

    ResponderExcluir
  15. Cara, tem uma padaria em um posto de gasolina (pasmem) da Ypiranga, junto ao Shopping Paralela, show de Bola, pra quem gosta de pão mais macio e branco, essa é a indicação!

    ResponderExcluir
  16. perini, sem sombra de dúvidas.

    ResponderExcluir
  17. Humm pão! AdOoroo pãao! Sem duvidas.. O da perini eh perfeitoo!

    ResponderExcluir
  18. Eu estou de acordo com a Fernanda, o pão francês da Perini ñ tem nada de bom, eh duro e massudo. Meu voto vai para o da Deli & Cia na Euclides da Cunha, Graça. O pão eh bom mesmo só que é caro como tudo naquela delicatessen. O engraçado é que essa enquete resultou em uma ligação para minha mãe, pq ñ lembrava se era Deli&Cia mesmo o nome, mas la mamma (essa sim adora um pão cacetinho) recomendou o pão da Apipão, que na proxima visita irei provar....

    p.s. ela adorou a ideia do blog e me pediu para comentar com ela sempre os resultados das enquetes...

    ResponderExcluir
  19. Pão é um alimento divino, aqui em Salvador gosto da Perini, pois tem uma variedade grande .

    Cida

    ResponderExcluir
  20. Padaria do Mané, em Barra do Jacuípe. é próxima de casa. Jussiara

    ResponderExcluir
  21. Em Salvador, o pão francês da Perini. Mas o Ponto do Pão, na Estrada do Coco, dá de dez a zero em qualquer um. Quero deixar aqui registrado que não existe, pelo menos eu não conheço, nenhuma padaria que faça o legítimo pão na chapa, acompanhado com uma média, para comer no balcão, como em qualquer biboca de esquina em São Paulo. E tenho dito.

    ResponderExcluir
  22. Padaria de Campinas de Brotas, o pão francês ao queijo. Divino! Quentinho ou não. Recheado ou puro. Tato faz. Sempre uma delicia.

    ResponderExcluir
  23. Adoro pão!!! E se for cacetinho, melhor ainda.....
    Meus escolhidos são o da Perine, da Deli & Cia e o do SuperIdeal da Graça.

    ResponderExcluir
  24. O pão francês dda Perini.


    Viviane

    ResponderExcluir
  25. O pão francês da Apipão é deli!


    Beth

    ResponderExcluir
  26. Concordo em gênero, número e grau: o pão da Perini é muito ruim! Meu voto vai pra Apipão, especificamente para as mini-baguetes recheadas que eles vendem! Nunca consegui encontrar aquilo em nenhum outro lugar. E como é bom, quentinho, com recheio de catupiry...

    ResponderExcluir
  27. "hum... pão... sou fanatico por pão! qualquer um ta otimo!!!
    mas tem uma padaria na paulo VI que não lembro o nome, fica na esquina do segundo cruzamento(complicado, heim?) que o pão la eu acho divino, crocante por fora, macio por dentro, cheiroso e quentinho... hummmm!"

    Eh a SUPER PAO... pra mim é um dos melhores também, porém tem um local que o pão é perfeito tbm e poucos conhecem por "preconceito", pelo fato de não ser uma "panificadora", que é o Pão do HIPER POSTO.


    confiram =p


    Saulo Barros.

    ResponderExcluir
  28. Eu O-D-E-I-O o Pão da Perini.Na minha opnião,só serve p/ fazer torrada.Eu gosto do mão da Pão e Mais,na Pituba/Itaigara...perto daqui de casa é o melhor!Agora, bairrismo a parte,eu gosto muito da baguetes da Apipão...por isso meu voto é pra ela.

    Patricia:
    "Quero deixar aqui registrado que não existe, pelo menos eu não conheço, nenhuma padaria que faça o legítimo pão na chapa, acompanhado com uma média, para comer no balcão, como em qualquer biboca de esquina em São Paulo"

    Rode mais um pouco além dos bairros que vc costuma frequentar...com certeza vc vai achar ;)

    ResponderExcluir
  29. Cruzes!!!Perdão pelos erros de digitação ai em cima!!!

    ResponderExcluir
  30. Eu também odeio o pão da Perini. A casca é dura e o pão parece oco, quase não tem massa! É de doer os dentes mastigar aquele pão :/

    O meu voto vai pro pão de batata (ou leite, não sei..) da Grandelli, na Vitória. É pequenininho e fofinho, uma delícia. :)

    ResponderExcluir
  31. A Perini vai ganhar, por causa da grife, mas o melhor é o da Deli & Cia.

    ResponderExcluir
  32. Eu voto no pão da Perini (Pituba), principalmente se ele estiver acompanhado pelo camarão no bafo ali do djalma drinks ;)

    ResponderExcluir
  33. ENQUETE ENCERRADA!

    Pessoal, excepcionalmente esta semana o resultado e a nova enquete serão postados na terça-feira.

    Sabem como é, feriadão, o dono do blog viajou!

    Até amanhã então!

    A adm.

    ResponderExcluir
  34. Eh porque vcs nao conhece o da DIMERCATTO, deixou o da delicia no chulé, e ja foi indicado duas vezes pela veja... delicia!!!! deu ate vontade de comer um......

    ResponderExcluir
  35. Ja provei grande parte dos pães citados ai, moro no apipema, ja comi pão do apipão, da perini, da deli& cia, panilac (uma merda por sinal), da ribeira, todos que vcs possam imaginar, sou um amante de pão francês (o legítimo, feito com farinha de pão e não de bolo que algumas padarias fazem) mas dentre todos esses pães de salvador que ja experimentei nenhum bate o da FAVORITA no campo grande, única padaria que ainda utiliza forno a lenha, a massa é deliciosa e crocrante, não fica burracha depois de muito tempo, enfim é ótimo e preço normal, recomendo a todos!

    ResponderExcluir