terça-feira, 13 de outubro de 2009

Categoria: A cerveja/chopp mais joinha de Salvador






Sim, sim, esta é a primeira enquete dupla do Joinhas!!Em primeiro lugar, mais uma vez me desculpem. Como já disse na postagem do resultado da enquete sobre pão, viajei durante o feriado - também sou filho de Deus - e por isso atrasei em um dia a postagem do resultado e da enquete.

Aí vocês me perguntam: "Pô, então eu vou ter um dia a menos pra votar nesta enquete? LOGO NESTA ENQUETE QUE É SUCESSO?!" Sinceramente? Não sei ainda. Vou verificar se é melhor estender o prazo até segunda feira ao meio dia, ou terça feira. Talvez eu prolongue até sexta e poste a nova enquete na segunda, deixando duas enquetes ativas. Decidirei ainda. Na dúvida, corram e votem o quanto antes. Compensem o tempo perdido. Quero ver essa enquete bombar!

Mas, vamos lá, à nossa enquete: Mais um artigo que nos remete à antiguidade, lá pelos idos do Egito e Mesopotâmia, lá pra mais de 6.000 a.C., esta Joinha compete com o vinho pelo título de bebida alcoólica mais antiga da humanidade. Cada hora um estudioso acha um novo registro alegando que uma ou outra é mais antiga. Parece que todos os derivados de cereais têm a mesma história!!! (vide enquetes sobre pizza e pão)

Fonte rica em carboidratos, a Cerveja é um verdadeiro pão líquido, e hoje em dia é a bebida alcoólica mais consumida do mundo. Atingiu a excelência de sua produção em alguns países, como a Inglaterra (e demais países da Grã-Bretanha e Irlanda), com suas Ales peculiares como a Stout e a Porter, a Alemanha, que possui uma Lei de Pureza para a produção de cerveja que data de 1516 e é respeitada até hoje pelas cervejas de estilo alemão em todo o mundo, a Bélgica com as suas exóticas - e azedas - Lambic, e suas cervejas de trigo, ou a República Checa, famosa pelas melhores Pilsen do mundo. Os estilos são inúmeros, dá pra escrever um livro (e existem muitos publicados, por sinal!)

No Brasil, assim como nos EUA, a cerveja se popularizou em um estilo mais leve, adequado ao nosso clima tropical. A maior parte das marcas amplamente conhecidas são fabricadas neste estilo, leve nos sabores tanto de malte quanto de lúpulo, denominado Standard American Lager. Histórias e aspectos técnicos à parte, a cerveja é uma paixão nacional, logo uma Joinha Nacional! Cada consumidor defende ferrenhamente a sua marca favorita e o seu bar, como se fosse um time de futebol!

E é este o propósito desta enquete dupla: Descobrir a Cerveja e o Chopp mais Joinhas de Salvador!! Como é a nossa primeira enquete dupla, eis as regras:

1 - É possível votar em lugares diferentes para Cerveja e Chopp. Afinal, um lugar não é necessariamente melhor nos dois.

2 - O voto é no estabelecimento, não na marca. Podem dizer a marca de cerveja ou chopp que preferem, é legal, mas o objetivo é escolher o lugar, e não o produto (que é industrializado mesmo).

3 - Vocês definem os seus critérios. Pode ser tanto a cerveja estupidamente gelada quanto aquela servida numa temperatura fria, pode ser a cerveja que chega rápido, aquela da marca que você gosta, ou o bar que tem várias marcas diferentes. Quanto ao chopp, pode ser o que tem o melhor colarinho, ou aquele que não tem colarinho porque assim a bebida rende mais. Pode ser o mais gelado, ou o que serve a marca mais legal. Ou o que tem os copos mais adequados. Na postagem do resultado eu faço os meus comentários técnicos sobre tudo isso.

4 - Divirtam-se!

PS: Já que a enquete é dupla, desta vez tem duas fotos. Me digam depois de qual delas vocês gostaram mais... ;)

24 comentários:

  1. Melhor cerveja... Bem, o Dubliners Irish Pub tem tudo que é cerveja e, vez ou outra, tem alguma música decente. Meu voto vai pra lá.

    Melhor chopp... Tem um restaurante no Salvador Shopping (que não há meios de eu lembrar o nome... Talvez Henrique lembre, enfim) que tem chopp da Heineken.

    Bom e bem tirado, acho que meu voto é esse(se alguém identificar qual é).

    ResponderExcluir
  2. Irish Pub na veia, com relação à cerveja. Quanto a chopp, eu adorava o Chopp de Rua (veeeeeelho...) lá no Shopping Barra.

    ResponderExcluir
  3. Veja bem, eu tenho dois lugares. Ambos o chop eh da Brahma, ambos muito bem servidos, o que muda mesmo eh o preço e o clima do lugar. O Doc ele eh mais caro, mas ele tem um clima mais "da galera" do que o Sergio..., vulgo 33, lá no Salvador Shopping, que o chop eh dobrado das 5h as 8h de segunda a quinta.
    Outra indicação que eu tenho eh no Bazar de natal da igreja luterana, que apesar do chop nao ser TAO BOM ASSIM, vale apena vc tomar junto com um prato tipico e vendo aqueles gringos falando alemão do seu lado e vc sem entender muita coisa.

    ResponderExcluir
  4. O Chopp do Caminho de casa vai bem!
    Com relação à cerveja, alguém me diga onde é servido Itaipava ou até Original que eu vou até lá...

    ResponderExcluir
  5. Melhor lugar para se tomar um CHOPP: DOC!

    Melhor lugar para se tomar cerveja: esqueci o nome do bar, mas fica ao lado do JOIA (sushi lounge) e o BARCELONA... Mas ali eh bom d+, os tira-gostos + cerveja + atendimento.

    ResponderExcluir
  6. A melhor cerveja é qualquer uma que tiver na minha casa, por causa dos canecões de um litro. hahshahah

    Inclusive um dos canecões é irmão desse que tá na foto, veio da mesma cervejaria (a Hofbräuhaus em Munique). =D

    ResponderExcluir
  7. Ai e agora? Não entendo nada de cerveja. Mais meus amigos dizem no Armazem aqui em villas é muito bom.
    Mírian

    ResponderExcluir
  8. Melhor chop, DOC!E olha que fui, torcendo o nariz, achando que era pilha do meu irmão...aiaiai! E com o pão de alho de lá,não tem igual. O meu melhor lugar p se tomar uma bela cervejinha gelaaada no ponto...é o Caminho de Casa meeesmo.Sou fã daquele baldinho recheado de cervas,do atendimento...da carne seca c/ purÊ de banana.
    Ah qto a foto...por motivos óbvios, prefiro a segundona

    ResponderExcluir
  9. Escolha díficil essa...

    Melhor cerveja: Como Felipe falou, o Irish Pub tem uma grande variedade de marcas e tipos de cerveja (o que fode lá é o preço e o fato de não aceitar cartão...) Fora isso acho o Colon legal por que sempre tem Brahma, e aquela clima de bar antigo é massa...

    Melhor Chopp: O lugar que tem o da Heineken no salvador shopping, eu esqueci o nome, mas é fácil achar, é num daqueles restaurantes estilo Bonaparte, como ficam todos juntos é só reparar e ver qual tem... Bom, não minto que, apesar de gostar muito, não costumo tomar muito chopp, e nunca achei os do shopping daqui bem tirado... Ademais, ontem tava no Piola e achei o chopp de lá legal, o colarinho bem tirado e na medida certa e tals...

    Nota 1: Menção honrosa pra cerveja na casa de Bruna, aqueles canecões realmente são coisa linda de Deus...

    Nota 2: Melhores marcas na minha opinião: Brahma e Bavária Premium (em tempo, melhores marcas de pilsen nacional de grandes alcance...)

    Nota 3: Belas loiras as da primeira foto...

    ResponderExcluir
  10. [CHOPP]
    OLIVA OLIVA OLIVA OLIVA OLIVA OLIVA OLIVA OLIVA OLIVA OLIVA OLIVA OLIVA OLIVA OLIVA OLIVA OLIVA x1000
    O melhor CHOPP da cidade fica dentro do Salvador Shopping!
    É muito bom. Quem gosta de Chopp de verdade tem que experimentar!

    DOC é furada!
    Chopp áspero, com pedras de gelo e copo refrigerado que na verdade não serve pra nada, porque chopp de verdade não é servido assim.

    [Cerveja]
    Para onde mais iria o meu voto, senão pra o restaurantezinho de um austríaco que é tão fanático por cerveja que adiciona CONCENTRADO DE LÚPULO na Bohemia?? Pois é, meu voto vai para o BISTRO PORTO SOL, ali nas proximidades do Porto da Barra. Sem nenhuma dúvida!

    ResponderExcluir
  11. Hum...

    Cerveja mais gelada: A TAberna, bonocô Center (para os conhecedores: Gilson). Lá a cerveja tá sempre muito gelada!! E tem Original Édio!!

    Maior variedade: Irish Pub, sem dúvidas. (Fora o fato de não aceitar cartão) Sempre q vou lá tento provar uma diferente... mas como n sou tão bom nisso, prefiro não comentar os resultados...

    Melhor Chopp... bom, gosto do chopp Sol do Boteco - Salvador Shopping. Mas tenho certeza q se provar esse heineken que tão falando do mesmo shopping vou preferir =D

    ResponderExcluir
  12. Está ai uma dupla que não bebo mais, fazem exatos três anos que não tomo cerveja e olha que eu até gostava muito. Hoje só tomo vinho, mas tenho certeza que elas tem muitos adeptos, visto pelos comentários.

    Cida

    ResponderExcluir
  13. No TIHUANA encontramos cervejas geladissimas e nas marcas que mais gosto (antartica original, antaritica e bohemia). Além disso o preço é bastante em conta e chega rápido na mesa!! TIHUANA!

    Já chopp n costumo tomar. Então em qualquer lugar que sirva Heineken ou tenha chopp dobrado! rs

    ResponderExcluir
  14. Porra, o melhor chop q eu ja tomei está em pernambuco.. depois daquele, eu nem voto...

    ResponderExcluir
  15. Esta semana não vou opinar porque detesto os dois, tá? Bjs

    ResponderExcluir
  16. Cerveja pode ser Original, Antartica Comum ou a Xingu (escura), tomo no Djalma's Drink (acho que já virei sócio!!). Chopp em SSA não conheço nenhum que preste, gosto daquele do Aeroporto de Congonhas, pena que não vale.
    Zão

    ResponderExcluir
  17. pela cerveja fico tbm com o irish pub, nem precisa explicar pois todo mundo ja fez anteriormente.

    quanto ao chopp, tem tempo que n tomo, o ultimo que tomei foi da schin(argh!) no aeroporto num restaurante arabe(?), entao vou anular meu voto pra chopp, ok?

    ResponderExcluir
  18. Bem, cerveja concordo com a maioria, o Dubliners irish pub é o unico lugar em Salvador que conheço que oferece cervejas diferentes das conhecidas nacionais, já em relação ao chopp me abstenho pq ñ sou muito chegada

    ResponderExcluir
  19. O melhor chopp sem sobra de dúvidas é o do DOC, o conjunto todo, cerveja gelada, o copo com aquela camada de gelo e o ambiente agradável dizem tudo, o único problema é preço...

    ResponderExcluir
  20. Chopp geladíssimo, caneca branquinha de gelo, tira gosto de primeira, ambiente gostoso e preço bom, é no DOC.
    Tem também um chopp no Salvador Shopping que é uma delícia, mas não sei o nome do lugar, só sei que o nº é 33 e fica próximo ao Pão de Queijo.
    Olha aí, já estou fazendo propaganda da Casa do Pão de Queijo, que pode ser uma enquete, não é?

    ResponderExcluir
  21. VOTAÇÃO PRORROGADA!

    (Porque é um absurdo encerrar um tópico bomba como este com VINTE E UM VOTOS!!)

    O prazo agora vai até a semana que vem. Talvez eu poste uma enquete simultânea, talvez um textinho sobre alguma coisa legal...acompanhem, que essa semana vai ser de novidade.

    ResponderExcluir
  22. Rpz, um dos melhores chopps que tomei foi no outback. Delicioso sem duvida. Quanto a cerveja, gosto mesmo eh da Devassa lager geladissima la no boteco da graça. Mto boa msm.

    ResponderExcluir