segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Categoria: Sorveteria mais joinha


Ok, eu posso ter me equivocado sobre a nossa amiga Phacoides pectinatus (vulgo lambreta) ser unanimidade absoluta. No decorrer da votação da semana passada, me surpreendi ao ouvir relatos (tanto comments quanto presenciais) de pessoas que não apreciam tal iguaria.

Decidi então que a segunda categoria deveria ser mais democrática, algo que todos - em maior ou menor grau - gostem. Pensei, pensei, e depois de muito cansado, pensei mais um pouquinho. Quando já estava de saco cheio de tentar descolar uma enquete bacana, chega a minha irmã e sócia nesta joinha de blog e diz:

"O que você acha de sorvete?! Todo mundo gosta!!"

Que seja sorvete então!

É uma iguaria de origem nebulosa...algumas fontes citam registros de uma receita à base de neve, frutas e mel, que era servida aos césares na Roma antiga. Outros citam origens mais remotas ainda, como o Egito antigo ou a Mesopotâmia.

É dito que a receita do sorvete viajou para a Itália na bagagem de Marco Polo, nos idos do final do século XIII, junto ao macarrão e outras descobertas de autoria atribuída aos chineses, desde então.

Mas como toda grande invenção, sua real origem é motivo de controvérsia, e os méritos são muitas vezes atribuídos a vários povos e períodos diferentes da história. Quem fala a verdade? Ou ainda, será possível dois povos terem a mesma idéia em dois momentos diversos, sem copiar um ao outro?

Seja romano, egípcio ou chinês. Tenha ou não vindo na mala do Marco Polo durante o seu tour asiático, uma coisa é fato: Sorvete é uma delícia, e todo mundo - ok, quase todo mundo - gosta!

Então vamos lá: a partir de hoje está valendo a votação pra SORVETERIA MAIS JOINHA DE SALVADOR! Conto com seus comments, votos, e a divulgação para os amigos! Como na enquete anterior, a votação encerra à meia noite de segunda-feira (10/08). Mãos à obra, minha gente!

PS 1: Tá bom, eu sei que essa categoria também está no Guia da Veja. Mas a nossa vai ser bem mais legal!

PS 2: Além de votar na sorveteria, digam o seu sabor predileto, pra enriquecer a discussão!

46 comentários:

  1. Apesar de estar longe da terra há três anos, acho que não surgiu ainda sorveteria melhor que a Freddissimo (Fredissimo? Freddisimo?), ali no Iguatemi. Sim, a Ribeira é bacana, mas o sorvete italiano é bem mais cremoso...

    O melhor sabor? Merengata, que vem com pedacinhos de merengue.

    É caro. Mas vale a pena...

    ResponderExcluir
  2. Assim, eu adoro a Fredíssimo, mas como se trata de uma rede de sorveterias, pra mim meio que não conta. Também não vejo graça na Ribeira...

    Gostei muito daquela sorveteria italiana que fomos na Barra, naquela vez, lembra?? Mais especificamente, gostei muito do sorvete de Morango, que por sinal costuma ser um dos meus sabores favoritos! :D

    ResponderExcluir
  3. De sorvete eu gosto! E muito!
    E essa categoria é difícil à beça... porque uma coisa é você escolher o sorvete, outra é escolher a sorveteria. Meu sabor preferido sempre foi cupuaçu (que é muito mais gostoso na Ribeira), mas eu gosto do ambiente da Fredíssimo... enfim, escolha difícil.
    Mas eu voto na da Ribeira, que é mais 'pertin' de casa. ;)

    ResponderExcluir
  4. Oba, uma enquete na qual posso participar! xD
    Bom, por mais que a da Ribeira seja "um clássico", que faz com que pobres mortais que moram do outro lado da cidade (tipo eu) encarem um Estação Pirajá da vida só pra provar... Pra mim, a melhor sorveteria sempre vai ser a Glacier LaPorte, vulgo Sorveteria do Francês, no Pelourinho. Recomendo fortemente o sorvete de capuccino!

    ResponderExcluir
  5. Bem, não para ficar babando o ovo de nossa bahianidade, mas considero um empate técnico entre a Ribeira e a Cubana. Por quê? Porque enquanto a Ribeira possui grande variedade de sabores originais, seu sorvete é cremoso, seu sabor consistente e com uma variedade de picolés e coberturas para acompanhar, vale a pena experimentar o "esquimó", já a cubana possui um sorvete equivalente, mas o que ela não tem em fator "cremosidade", possui um sabor mais forte com combinações de sorvetes e receitas mais abrangentes, recomendo o sorvete "luz vermelha". Ambos possuem sorvetes bons, baratos (um copo do fredissimo é sete reais, enquanto um da ribeira se me lembro bem era três) e com uma vista exelente para acompanhar o sabor, hahaa

    ResponderExcluir
  6. O melhor sorvete de Salvador obviamente não poderia estar em nenhum shopping. Para mim é um passatempo, uma atividade de lazer. Então, nada ais justo que tomar um delicioso sorvete na Sorveteria da Ribeira enquanto se aproveita o por do sol em Humaitá. Se o sorvete for de jaca, melhor ainda hehehe. É uma pena só poder votar uma vez, senão escolheria também a Cubana com seu sorvete de chocolate com avelã. huuuum delixias...

    ResponderExcluir
  7. Realmente é bem difícil dar esta opinião, vou dar dois votos porque tive que dividir duas categorias bem distintas de sorvete que são os de frutas e os de creme. No caso das frutas(destaque para o sorvete de cupuaçú) ganha disparado a sorveteria da Ribeira que ganhou vários premios devido a importância a este tipo de sorvete, principalmente às de frutas brasileiras. Já falando dos sorvetes de creme e cia, voto na Sorv. A Cubana que tem um sorvete de cappucino que não é deste mundo!

    ResponderExcluir
  8. Dessa vez vou no clássico e tradicional: Sorvete de flocos na Sorveteria da Ribeira, que não tem IGUAL em nenhum lugar do universo, te garanto. E "adão e eva na jangada", nos sabores tradicionais, que, combinar né? só o nome já vale o sorvete.

    ResponderExcluir
  9. Ribeira. Ribeira e Ribeira.

    Também tem aqueles sorvetes que vendem na rua, em uns carrinhos cilindricos de metal. Gostoso pra caralho, e perigoso também!

    Sabem por que prefiro esses? Por que na fredissimo e afins não tem sorvete de milho, amendoim, tamarindo e etc!

    Eis pq!

    ResponderExcluir
  10. FREEEEDDDDIIIISSSIIIMMMOOOOOO!!!!!
    E os sabores que eu mais gosto sao.. hum.. deixe me ver...: Menta com chocolate, silvestre, charlotte sei la oq, um outro la de cereja, limão, chiclete, morango...
    Pq vc sabe ne? A gente tem que variar. Na verdade a variação eh por conta do tamanhao, do copo ou do cascalho, e no que acompanhar, seja o sorvete ou vc!!!!
    Beijuuuuuuuu
    PS: Tai uma dica pra proxima semana, qual eh o melhor beiju da cidade?

    ResponderExcluir
  11. Häagen Dazs não tem para onde correr !
    Melhor sorveteria e sorvete !
    Melhores sabores são: Pralines, Tiramisu e Capuccino são os melhores !

    ResponderExcluir
  12. Para uma vegetariana, posso ser incluída agora com essa enquete. O ruim é ficar pensando em sorvete quando meu médico me passou uma dieta desintoxicante...rsrs!!!
    Pra mim, a Fredíssimo ainda prevalece como o melhor, ganhando da Ribeira e da Haagen Dazs! Adoro um sorvete que vem com suspiros...

    ResponderExcluir
  13. Amo sorvete ! E sinto MUUITA falta de uma boa sorveteria em Salvador - não em termos de sabor de sorvete, já que o Fredíssimo tem sabores maravilhosos (meus favoritos - ciocco chip, mousse de maracujá e mousse de limão).Mas sinto falta de um lugar onde se possa sentar,pedir uma banana split ou um colegial e ficar batendo papo tomando sorvete....algumas vezes vou à Sorveteria da Barra, só porque lá ainda dá pra fazer isso, mas gostaria de um ambiente mais legal, como costuma haver nas cidades de praia....

    ResponderExcluir
  14. Eu prefiro a Tartuffo! Não é tão gostosa quanto Haagen Dazs ou a Gelateria Parmalat, mas é certamente mais acessível que as duas. A Fredíssimo e a Frio Gostoso também são muito boas, especialmente quanto aos sabores não muito convencionais, mas como eu sou bem oldschool e gosto de coisas mais tradicionais eu prefiro os sabores de frutas e chocolate da Tartuffo. Côco com chocolate é o meu preferido! Ah, e a Tartuffo, diferentemente das outras citadas anteriormente, é a quilo! A QUILO, GENTE! =D

    ResponderExcluir
  15. Capelinha... direto da cabeça do sorveteiro ou da caixa do picolé...
    Em São Lázaro tinha um massa no idos de noventa...

    ResponderExcluir
  16. Eu prefiro o da Cubana.

    O da Ribeira atualmente me parece mais "grife" do que qualquer outra coisa. Caiu consideravelmente de qualidade, não parece mais tão bom quanto era algum tempo atrás... Continua bom, mas não vale o sacrifício de me debandar lá pro outro lado da cidade, já que existem opções tão boas quanto aqui perto de mim.

    E, vista por vista, aquela da Praça Municipal não deve em nada a da Enseada dos Tainheiros... Eu vejo aquilo desde que me entendo por gente e simplesmente não consigo "enjoar".

    ResponderExcluir
  17. É meio complicado dizer que a Ribeira tem o melhor sorvete, variedade e um atrativo especial, sorvete de frutas brasileiras. Concordo com tudo isso, mas a Ribeira ficar muito longe. Eu mesmo desisto de ir por causa da viagem. Nesse caso, a Fredíssimo ainda prevalece como o melhor.

    ResponderExcluir
  18. Sou tradicionalista, a da Ribeira continua sendo a melhor. Também acho a Fredíssimo boa, mas tem um gosto de lugar nenhum. Só na Ribeira é que vc toma o sorvete da Ribeira. O sabor é coco queimado.

    ResponderExcluir
  19. Eduardo Salles / Eddie4 de agosto de 2009 às 19:36

    To participando disso aqui pela primeira vez, massa, Takei, a idéia. Faz tempo que não moro em Salvador (6 anos, pra ser mais especifico), então fica dificil avaliar. Mas eu não esqueço do sorvete da Fredissimo. Ribeira é massa, tem todo o passeio, o visual, o clima local, etc etc... mas sorvete por sorvete, fico com Fredissimo. É horrivel ir la no Iguatemi pra fazer isso, é, mas que é o melhor sorvete, sem duvidas.

    ResponderExcluir
  20. Nada se compara ao "Coco Espumante" da Sorveteria da Ribeira. Só ele pra me fazer atravessar a cidade em pleno domingo a tarde...

    ResponderExcluir
  21. CARACA XANDO.
    não sei...
    Ai, eu amo a ribeira, a fredissimo e a haguen duss...
    mas voto na ultima!
    teadoroamigolindo
    =*****
    Maritza

    ResponderExcluir
  22. Eu vou no clássico. Sorvete de chocolate da Perini, pois não só é gostoso como a relação custo benefício é fantástica.

    ResponderExcluir
  23. A CUBANA sem dúvida alguma

    ResponderExcluir
  24. Fredíssimo é sempre uma boa pedida! O petit gateau então nem se fala.É raro ter um estabelecimento que sirva o bolinho corretamente.

    ResponderExcluir
  25. Putz, escolha complicada... Quando pequeno minha sorveteria preferida era uma lá em Jequié... Mas como a votação se refere a Salvador (e nem sei se ainda existe a tal sorveteria) fica ruim, já que sorvete geralmente compro em mercado...
    =p

    Em shopping eu concordo com o que o povo fala da Fredissimo, mas o preço de lá quase sempre me impede de consumir... Nas raras vezes que pego sorvete lá geralmente é chocolate com menta e cupuacivis...

    Lembro de uma sorveteria na Pituba, que esqueci o nome e que era bacana... E tinha sorvete de milho-verde, que eu me amarro tambem...

    ResponderExcluir
  26. O melhor sorvete de Salvador está em....

    Lauro de Freitas
    (é engraçado mas também é sério para mim...)

    O sorvete de chocolate da Gelaguela tem uma característica impressionante: pense naquele bolo de chocolate delicioso que só a sua mãe saberia fazer. Agora, lembre-se que o mais gostoso daquele bolo não era o bolo em si, mas sim RASPAR A SOBRA DA MASSA que ficava na tigela onde ela preparou o bolo. E RASPAR COM O DEDÃO!!! Esse é o sabor e a consistência daquele sorvete de chocolate!!!! Adoro cupuaçu, graviola, mangaba, cacau, sapoti e outros sabores de frutas nordestinos maravilhosos, porém nenhum deles tem esse que de proibido ou transgressão (quem nunca ouviu da mãe aquele sonoro "tira o dedo daí muleque"??!!?!)

    ResponderExcluir
  27. Eu, particularmente, gosto de sorvete de fruta, sem muito gueri-gueri. Portanto voto tb na Ribeira. Adoro sorvete de jaca, de pinha, de cupuaçú, côco...
    Além do sorvete ser honesto e em conta ainda vem com gostinho de infância e baianidade, sem falar do visu.

    ResponderExcluir
  28. Dani Viegas .

    Eu sou apaixonadissima por sorvete..
    Mas não costumo frequentar sorveterias,mas gosto da 'Tartufo' que fica ali na Pituba próxima a Manuel Dias. O ambiente é legal,mas não muito animado..

    ;*

    ResponderExcluir
  29. Só postando o nome da sorveteria italiana que eu citei no meu voto: se chama Slurp!, e fica na orla da Barra, antes do farol. É um lugar bem simples, eu achei o sorvete gostoso, e a vista pro mar também ajuda muito!

    ResponderExcluir
  30. Amigo... Dificil, mas eu acho que o melhor é a Cubana. Porque alem do sorvete ser delicioso, o preco baixissimo ainda somos presenteados com aquela vista da Baía... E quanto ao sabor: Morango, com Morango e Calda de Morango! Ah! E chantily! E leite condensado! E leite em pó! Como na primeira enquete, observo que o que se come somado ao ambiente prevalece... Só um comentário: Morte aos AmbulantesOferecedoresDeFitinhaDoSenhorDoBomfim!!!

    ResponderExcluir
  31. Bom Xandão eu nunca fui nessa Freddissimo mas continuo gostando muitoooo da Ribeira e eh mto + perto d csa rsrs.Mas a da Ribeira ganhou de todas que até agora eu fui!!!

    ResponderExcluir
  32. eu adoro a fredissimo mas não vou colocar uma de shopping... então pelo sorvete + ambiente meu voto é pela ribeira... adoro aquele lugar! sorvete de açai e cupuaçu...huuumm =)

    ResponderExcluir
  33. A sorveteria que eu mais gosto é a Perini!

    E meus sabores favoritos são chocolate e cupuaçu!

    Cida

    ResponderExcluir
  34. Gosto muiito da Perini, de chocolate

    ResponderExcluir
  35. Sorvete de banana e cupuaçu são os melhores. =)

    ResponderExcluir
  36. Häagen Dazs. Sabor Chocolate Amargo com Laranja. Combinação perfeita, mas que eu só encontro qdo vou a BH. Aqui em Salvador n vi! Pena ... mas o faz ainda mais especial!

    ResponderExcluir
  37. A Sorveteria da Ribeira, com certeza é fenomenal. Porém, como é muito longe, poucas vezes pude deliciar o sorvete de pistache(meu favorito) ou de limão, sentindo a maresia típica da Ribeira e aquele clima de cidadezinha do interior!

    Definitivamente, A Sorveteria da Ribeira é a mais Joinha de Salvador.

    ResponderExcluir
  38. Em Salvador... Perini: vem muito (ao contrário da Fredíssimo - nunca me chamem pra gastar um centavo ali), tem mais sabor, é cremoso quando o sabor pede... os de fruta têm gosto de fruta.
    Sorvete da Ribeira é conversa fiada, uma eurística representativa do que é ruim, mas é
    tido como bom.
    Perini.
    hehe

    Luciano Barbosa

    ResponderExcluir
  39. VOTAÇÃO ENCERRADA!!

    Podem continuar comentando a título de discussão, mas os resultado serão computados apenas até o último voto acima.

    Amanhã acompanhem o resultado e a nossa nova enquete!

    ResponderExcluir
  40. Sinto muito caros leitores, mas o melhor sorvete de Salvador deve ter sido esquecido na Italia, pois o Fredissimo e o sorvete da Perini é uma por...! Não tem sabor nenhum. A Sorveteria da Ribeira tem poucos sabores boms e ainda coloca sabores mal elaborados á venda. Chamem um italiano para vir aqui para mostrar o que é sorvete. Uma Sorveteria italiana de verdade antes de mais nada leva uma duzia de sabores que aqui você pode procurar muito e não vai achar: "Zuppa Inglese" ou "Cassata" são apenas dois clássicos que na Italia fazem parte do patrimonio nacional. Pelo momento o jeito é fazer o sorvete na sua propria casa, que a qualidade vai ser melhor e ainda mais barato.

    Guto

    ResponderExcluir
  41. Esqueci de falar do sorvete de milho, no Rei da Pamonha, na Paralela! Muito cremoso e saboroso!!!!

    ResponderExcluir
  42. Hum....de todas que já fui em Salvador ,fico com a Ribeira pq tem um sorvete de doce de leite que sou apaixonada.

    ResponderExcluir
  43. Interessante este blog!
    Visite o www.mastigandoemsalavador.blogspot.com
    pois acho que vc vai gostar!!!

    ResponderExcluir