segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Categoria: Melhor pizzaria.


Boa noite!!

Segunda-feira, dia de enquete nova no Joinhas!

A idéia da categoria já tinha sido proposta pela Andréa Nader na nossa comunidade do Orkut e percebi que, analisando a situação atual do país, é um tema bem adequado!

Pois bem, o tema desta enquete homenageia uma instituição que é um verdadeiro bastião da retidão de caráter e de compromisso político com o povo!! Sim, eu falo do Senado Federal, representado na figura do seu presidente, José Sarney, e de outras tão ilustres figuras, como o nosso eterno ex-presidente-quase-deposto Fernando Collor de Mello.

Como forma de lembrar estes caras tão legais, eu trago essa nova enquete saindo quentinha do forno à lenha
: A pizzaria mais joinha de Salvador!!

Deixando de lado os comentários políticos - antes que causem indigestão - vamos à pizza:

Mais uma vez, uma iguaria de origem incerta e perdida nas brumas do tempo. Sua autoria é disputada por metade das civilizações antigas que estudamos na escola, como qualquer outra invenção genial: Entre os candidatos a pais da idéia estão babilônios, hebreus, egípcios, gregos, romanos...enfim, todos os povos que sabiam fazer algo bem parecido com a massa da pizza: pão.

E no fim das contas, a pizza não é uma espécie de pão em forma de disco com uma cobertura?

De qualquer forma, este pão em forma de disco viajou até a Itália, onde se popularizou na região de Nápoles. Com as grandes navegações e a chegada dos europeus à América, a pizza ganhou um ingrediente fundamental, uma fruta autóctone do novo continente chamada TOMATE! (Sim, ele é americano, não europeu!).

Depois disso, foi só alegria. A iguaria se tornou cada vez mais popular durante os séculos XVIII e XIX, e, segundo reza a lenda, em 1889, o padeiro Rafaelle Espósito, em homenagem à rainha, criou uma pizza com o seu nome, que até hoje é um dos sabores mais conhecidos em todo o mundo: A Margherita!

E nos dias de hoje, não interessa se é Nápoles, Roma, Nova Iorque, São Paulo ou Salvador! A pizza é um dos pratos mais conhecidos e comidos no mundo, seja como fast-food, seja como slow food; tanto os clássicos como calabresa e margherita quanto as pizzas modernosas de Shitaki e Shimeji. Até pizza de chocolate já inventaram!

O que interessa é que ela é um sucesso e não podia ficar de fora do Joinhas de Salvador, afinal ela é uma Joinha Mundial!

Então vamos lá! Votem nas pizzarias, comentem e SUGIRAM OS MELHORES SABORES!

No fim, todo mundo vai ver uma pizzaria diferente pra experimentar, e algum sabor interessante (ou esdrúxulo) pra testar!

Semana que vem, trago o resultado!
Um abraço!

60 comentários:

  1. PRIMEIRAAAAAA! :D
    Rapaz, aqui em Salvador tem algumas pizzarias muito dignas do prêmio Joinha, mas a melhor pizza é, apesar dos pesares do estabelecimento, a do Piola!
    Mais especificamente, a Tre Funghi.
    Diliça!

    ResponderExcluir
  2. Onde fica essa pizzaria? Aqui não se faz mais pizzarias como antigamente, sinceramente, metade das pizzarias que prestavam acabaram-se, agora só temos pizzas "soteropolitanas de rodízio" que é feita para encher o consumidor, ou as pizzarias de açougue, onde o consumidor é cortado ao invés da pizza (eu estou olhando para vocês, cheiro de pizza e jerimum...)

    ResponderExcluir
  3. Sem sombra de dúvidas a pizzaria da Mouraria (La Napoletana). Recomendo portuguesa e quatro queijos (tradicionais, mas deliciosos), e tb a Mineirinha (feita com queijo coalho). Putz, essa enquete me deu até fome... hehe

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Thiago. Não é a primeira vez que voto no mesmo item. A pizzaria da Mouraria é mesmo uma delícia! Não vou especificar sabores, nem indicar nenhum em especial. A visita vale pela pizza, claro, mas também pelo espaço, pelo atendimento... adoro!

    ResponderExcluir
  5. Pra mim a melhor mesmo é a Mamas Pizza! :)
    tem quem goste da pizza hut, mas pra mim, a hut soh serve pra encher a pança com o rodízio e sacanear a galera!

    Agora essas histórias da culinária são mesmo uma viagem.. uns dizem que a itália briga com a frança pra disputar quem foi o criador da pizza e do pão "francês" (muita presunção ou prepotência deles) huahuah.. aki é a porra do cacetinho mermão! uhauhauhauh :P

    Mas enfim, sabe deus a origem dessa massa maravilhosa, como diz as palavras do xando.. nem importa de onde venha mesmo.. o importante eh que existe e tá ai pra gente devorar e ser feliz.. mas isso quando falamos de comida.. huauhauha.. :P

    ResponderExcluir
  6. Pizza boa em Salvador? ...

    ResponderExcluir
  7. Bom, muito embora a melhor pizza que eu já comi tenha sido feita na Liberdade, não conta porque é fabricação caseira e a produtora não vende mais... Acho que a melhor mesmo é de uma pizzaria que fica na Barra, perto da off, cujo nome não me recordo... É um restaurantezinho laranja muito bonitinho que fica numa esquina. Só lembro que é perto da Il Forno (aliás, a pizza de lá também é sucesso!)

    ResponderExcluir
  8. Mondo Pizza, em Jaguaribe. Em vez de garfos e facas, a gente come com as mãos (com luvas de plástico), o que dá um ar diferente. Os donos são um italiano e uma paulista, não tem como errar mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Adora a pizza da "Companhia da Pizza", no Rio Vermelho. Além de ser super saborosa, as mesas ficam na calçada, tornando o clima bem descontraído!

    ResponderExcluir
  10. Já fui muito de comer pizza... hoje me resumo a no máximo 2 fatias e de preferência sem ser massa grossa (deixa de ser pizza e passa a ser sanduba). Ai a qualidade fica no recheio e cobertura, a minha predileta é a do "Ponto do Pão" na estrada do coco em Lauro de Freitas.

    ResponderExcluir
  11. A melhor que eu provei é esta da Mouraria
    Coneço pessoas que matam e morrem pela Pizza da Casa da Roça... no Pelô
    coloque na conta...

    ResponderExcluir
  12. A de calabreza da SADIA, com certeza ...Zão

    ResponderExcluir
  13. Essa da ponto do pão eu me lembro de ser uma delícia mesmo!!! Mas como o próprio autor do comentário disse, não é pizza... Quando morava em SSA eu gostava muito da cheiro de pizza. Não sei se continua boa, mas era a única com a massa bem fininha...

    ResponderExcluir
  14. Cheiro de pizza, portuguesa e atum, do Rio Vermelho.
    Jussiara

    ResponderExcluir
  15. Olha, vou te dizer que pizza boa em Salvador tá difícil, mas... Quando morava aí, adorava a da Cheiro de Pizza, com uma massa fininha e um molho de tomate supimpa. ; )

    ResponderExcluir
  16. To louca pra conhecer da Mouraria...mas por enquanto a mama´s pizza me encanta pelo conjunto da obra: atendimento, pizza de boa qualidade e preço justo. Adoro a de berinjela com gorgonzola e manjericão!!!

    ResponderExcluir
  17. A pizzaria que Dee citou provavelmente é a Quatro Amici!
    Muuuuuuuuuuito boa mesmo, também sou fã! A de alho em especial é uma perdição... hum... :)

    ResponderExcluir
  18. A 'Napoletana'na Mouraria realmente é a melhor de Salvador! A de Alice então detona...salgada as hell, mas mto boa. Recomendo!

    ResponderExcluir
  19. A pizzaria da Mouraria (La Napoletana) e a Companhia da Pizza no Rio Vermelho.

    ResponderExcluir
  20. A Companhia da Pizza decaiu muito nos últimos meses. Atualmente, tenho preferido a Cheiro de Pizza.

    ResponderExcluir
  21. Hummmm finalmente chegamos na area que me interessa!!! Ate porque essa coisa de lambreta e pra moaça...e vista de salvador...sinto falta de quase todas por igual apesar de que estou bem por aqui!!... Me considero uma das pessoas que mais devem consumir pizza em todo mundo entao torna-se muito dificil aleger uma pizaria especifica. Entao vou igualar meu votos em Piola, Cheiro de Pizza(depois que reformaram ficou 10), Compania da Pizza e a velha Sadia que sempre salva depois da cachaçada de sabado a noite!!!!(a nao ser quando durmo e esqueço no forno quase matando a todos em minha casa!!!)

    ResponderExcluir
  22. Foi mal o portugues, esse esta definhando!!

    ResponderExcluir
  23. Gosto muito da massa da Companhia da Pizza, fininha e crocante.

    ResponderExcluir
  24. Pizza boa? A do Gato Xadrez, lá no Costa Azul. Massa fininha, pizza quentinha e bom atendimento.

    ResponderExcluir
  25. A Colombo no Rio vermelho ainda é pra mim a pizza que chega mais perto da tradicional( paulista) fininha, com a borda queimadinha!!! huumm, muito boa.

    ResponderExcluir
  26. Para mim, a melhor (pelo menos das que conheço) é a Piola, sinceramente. Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Bom,EU, como consumidora voraz destas belezinhas discóides,vou desde aquela coisamedonhacomgostodefilmeplástico do Bompre ço até as com os ingredientes mais exóticos.Porém,contudo,todavia as minhas prediletas são 1- A Verona da Piola (Diviiiina)e sua massa finiiiiiinha e o seu mui bem apreciado presunto cru.2-A Marquerita da Mamma's pizza,3-A de Tomate seco com Rucula e muzzarela de Búfala (AIAI) da Cheiro de Pizza.Vejam bem...eu citei as melhores PIZZAS.Agora,PIZZARIA sem sequer uma gotícula de dúvida é a Mamma's pela pizza,pelo lugar aconchegante e pelo atendimento.

    ResponderExcluir
  28. A que mais chega perto do sabor e textura como as da Camelo em SP, é a QUATRI AMICI, logo no início...

    ResponderExcluir
  29. Mamas Pizza e Cheiro de Pizza!
    =*********
    Maritza

    ResponderExcluir
  30. Jardim da Pizza, num beco escuro de Itapuã... Foi uma amiga minha da facul que mora por lá que me apresentou, e eu nunca esqueci! hehe... Massa fininha e crocante, ambiente aconchegante (no quintal da casa de um Italiano, tem ate musiquinha ao vivo nas extas, se nao me engano), precinho camarada! Nao tem prato, come de mao mesmo, mas ai é que fica gostoso, pra lamber os dedos depois!!! Boa enquete Takei! Abraços, Milka.

    ResponderExcluir
  31. Pizza que coisa boa, aqui em Salvador a Cheiro de Pizza
    Cida

    ResponderExcluir
  32. Pra mim qualquer sabor, pois pizza é meu prato predileto serve até de supermercado. Aqui o Piola.

    Mila

    ResponderExcluir
  33. A Companhia da Pizza, no Red River, e a Casa da Roça, no Pelouris, são minhas favoritas.
    Aí vai um sabor: embora eu não coma mais carbe vermelha, a de carne do sol da Casa da Roça é uma coisa absurda de gostosa! Vale a pena conferir. ;)

    ResponderExcluir
  34. Pizza adoro! Eu amo a de ATUM, e se for da Pizzaria Di Mari no Costa Azul, eu não resisto, além do lugar ser bem legal.
    Uma ótima escolha para o fim de semana.

    Elisiani Fernanda

    ResponderExcluir
  35. Cogumelos Frescos da Companhia da Pizza

    ResponderExcluir
  36. Nossa classe politica não é composta apenas de "comedores de grama", eles adoram comer ou enfiar goela abaixo um bom pedaço de pizza!!
    Em Salvador existem muitas pizzarias e fica dificil eleger uma boa pizza. A maioria não domina técnicas de fermentação e temperatura, que são fundamentais para uma massa de qualidade.Isso sem falar nas combinações de recheio...
    Depois da minha massa,claro! voto na Quattro amici,uma pizzaria na barra muito agradavel, que tem um cardápio coerente e uma massa fina e crocante.
    Guto

    ResponderExcluir
  37. Hummm, sem dúvidas a Cheiro de Pizza.
    Noossa! Aquela masa é tudo de bom.

    Mile Dias

    ResponderExcluir
  38. Quatro Amice (n sei se escreve assim...) é a melhor!!! Pizza de frango ao curry com maça!!!Delicioooooosa!!!

    ResponderExcluir
  39. Eu voto na pizza de peito de peru da Côco Bahia. Gosto muito das coisas de lá, principalmente da caipirosca. Entretanto, as pizzas também chamam a atenção.

    ResponderExcluir
  40. Minha preferida é a da Companhia da Pizza.

    ResponderExcluir
  41. Bom, pizza é um dos meus pratos prediletos... Logo que cheguei em Salvador conheci a Di Baggio, na Pituba (ela voltou, mas não é a mesma) e para mim era a melhor. Tinha um sabor, a Genovesa, que era sencional. Mas hoje gosto muito da Cantina da Torre, no Costa Azul, no estilo tradicional. A pizza é boa, o preço bom e o ambiente é agradável, aconchegante.

    ResponderExcluir
  42. Meu Deus pizza é uma coisa que independe de cor credo raça td mundo gosta!!!
    Com toda a certeza eu vou votar na La Napoletana na Mouraria... fui la na terça da semana passada com meu pai e meu primo hummm!!!
    o clima caseiro, aquela toalha de mesa quadriculada... e a pizza com a massa fininhaaa e uma bela camada de recheio por cima ééé acho que hj eu vou la denovo! aahhh tomate seco com rucula e muzzarela de búfala!!! tinha uma no garcia chamada giovani que era mtooo boa tbm mas ela fechou, uma pena sempre comia ali!!
    abraço e que venham mais enquetes

    ResponderExcluir
  43. Olha eu aaamei a do baita pizza que fica no caminho de areia que tem muuuuitas pizzariasmas a melhor mesmo é a da baita pizza!!!

    ResponderExcluir
  44. Pizza boa em Salvador? ... [2]

    Baiano tem a mania de comer pizza com massa fina, o que eu acho um pecado! Uma boa pizzaria que fazia massa grossa se vc pedisse era a pizza de Baggio, há uns 5 anos atrás. Hoje em dia..

    ResponderExcluir
  45. Guaré tirando onda de paulista italiano... Deprimente...

    Enfim, ultimamente a pizza que mais como é a da Sadia, de calabresa com cebola, mostarda, ketchup e maionese... Uma dílicia...

    Fora isso, a já citada Quatro Amicci realmente é massa (hã hã, pizza, massa... =p)vale a pena conhecer e coisa e tal...

    Bom, pelo visto dessas enquetes eu preciso conhecer as iguarias da Mouraria... Segunda enquete que a galera vota em alta lá...

    ResponderExcluir
  46. Pessoal, eu odeio cair na mesmice... Eu AMO pizza... é assim a 2ª coisa que eu mais gosto de comer... hehehe! E pra mim, a melhor pizza de Salvador é a da Pizzaria Luna Rossa, na Barra... Tem um Pixxa de Presunto Parma com ]Champignon e Alho... AFFF Chega deu agua na bocaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  47. A la napoletana da mouraria é muito boa, meu voto vai pra ela!

    ResponderExcluir
  48. Gosto de pizzas de massa fina com um bom molho de tomate e com poucos e indispensáveis ítens. Gosto da pizza do Coco Bambu, IL Forno e da Mouraria. Meus sabores preferidos são a clássica Margherita, tomate seco com rúcula e também a napolitana.

    ResponderExcluir
  49. VOTAÇÃO ENCERRADA!!

    (Podem continuar postando, só não vai contar voto)

    E confiram ainda hoje, resultado e nova enquete!!

    Até mais e obrigado por comentarem!

    ResponderExcluir
  50. A Pizza de Lasanha de Camarao Catupiry do Gato Xadrez... nao tem coisa melhor! A gte saliva so de pensar...

    ResponderExcluir
  51. Para mim, a melhor pizza de Salvador é da Mammas Pizza na Pituba. A frajola é deliciosa e o atendimento e o ambiente da casa é nota 10. Vale a pena conhecer....

    ResponderExcluir
  52. Quattro Amici sem sombra de duvidas a melhor pizza que ja comi em toda a minha vida! A massa 'e fininha e crocante, e o ambiente super agradavel! Fica na Barra. Vale a pena conferir

    ResponderExcluir
  53. A pizza vai entrar em oferta no Compra Coletiva Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana - http://www.aproveitecompre.com.br

    ResponderExcluir
  54. Adoro pizza, se for de massa fina melhor ainda. Conheço algumas aqui em Salvador, mas para mim a melhor mesmo é a Mamma's Pizza. Pizza saborosa, a casa tem um clima e energia bem legal...

    ResponderExcluir
  55. Cara, você é um boxta!

    ResponderExcluir
  56. Amelhor pizzaria de PERNÂNBUÉS é a delicias dde massas atraz madereira brotas do primeiro sabor ao ultimo vc sente o amor da pizza

    ResponderExcluir
  57. tem muitas pizzarias em salvador mas nenhuma se compara a delicias de massa

    ResponderExcluir