terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Enquete: Melhor lugar para passar o reveillon




Sejam bem vindos de volta ao Joinhas de Salvador!

Também fiquei com saudades, mas esse fim de ano foi fogo. Tudo ao mesmo tempo e pra ontem, e ficou complicado manter o blog funcionando como deveria.

Mas são águas passadas...e nada melhor para comemorar as águas que ainda vão rolar do que falar do futuro, de 2010. Por isso, a enquete desta semana é sobre o lugar mais joinha para passar o reveillon!

Vale tudo, desde um clube, show, até os tradicionais pontos de queima de fogos no meio da rua, passando pelas diversas praias de Salvador.

Como sempre, acompanhando os votos, expliquem os seus motivos, contem de alguma superstição, ou simpatia que vocês costumam fazer nesta data, digam onde vão passar este ano...enfim, contem!

Semana que vem venho aqui desejar um feliz 2010, e aí no tópico de resultados eu quero que vocês contem como foi a passagem de ano, ok?

Um abraço, e ótimo 2010 para todos!!

OBS: A partir de agora o blog passará por algumas reformulações. Aguardem...

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Resultado + Comunicado: Praça/Parque mais Joinha de Salvador

Boa noite a todos!

Em primeiro lugar, desculpem o atraso gigante. Vida anda muito corrida.

Vamos lá, sem delongas, o resultado da vez foi disparado no quesito praça, e a vencedora foi a praça Ana Lúcia Magalhães, também conhecida como "praça do fim de linha da Pituba". Eu sou muito suspeito em concordar, pois sou frequentador assíduo da praça, tanto pra caminhar/correr, quanto pra sentar num banquinho e tomar cerveja com os amigos, quanto pra levar meu afilhado pra brincar.

E esse é o grande trunfo desta pracinha! É um ótimo exemplo de bom aproveitamento de espaço público, e de ampla utilização dele pela comunidade de modo consciente. E a praça é super versátil. Pais levam os filhos pra brincar (e tem um bocado de gente alugando bicicletas/piscinas de bolinhas/carrinhos/pula-pula), pessoas levam os cachorros pra passear, é ótima pra andar/correr, e eu particularmente adoro ir tomar uma cervejinha lá e ver a vida passar, seja no fim de tarde, ou tarde da noite. Super tranquilo, seguro e simpático! De fato, é uma Joinha desta cidade, em um quesito tão defasado.

Quanto aos parques, o mais votado acabou sendo o Parque da Cidade EM DIA DE SHOW. O lugar é ótimo, mas convenhamos, fora os dias de show aos domingos, fica deserto e muito perigoso. É um espaço que poderia ser muito melhor aproveitado...

Fica o recado aí!

Quanto ao comunicado, é o seguinte:
As coisas andam muito corridas para o autor deste distinto blog neste fim de ano. Percebi que tenho faltado com pontualidade nas enquetes, não tenho empregado tanta energia aqui, e isso tem se refletido na empolgação de vocês. Por isso, vou dar um tempo no Joinhas. Relaxem, não é o fim, é só um recesso. Algo entre três semanas a um mês, NO MÁXIMO! E aí farei um super-relançamento do blog, quando a poeira deste fim de ano tiver baixado!

É uma pena, mas vou precisar desta folga pessoal!

Então, muito obrigado a quem acompanha as enquetes, e até a volta!!!!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Categoria: Parque/Praça mais joinha de Salvador.




Uma vez ou outra na vida é bom sair do feijão com arroz né? Ou do acarajé, ou da lambreta, da pizza, do sorvete...Enfim, é bom fazer uma enquetezinha que fuja ao clichê da comida, que acaba sendo inevitavelmente recorrente, uma vez que o autor deste distinto blog estuda gastronomia!


Pois é o que vamos fazer novamente! Salvador infelizmente é uma cidade carente em espaços públicos onde se possa passear, caminhar para relaxar ou correr para fazer exercícios, levar os filhos - ou os cachorros - para brincar, enfim, lugares como parques e praças!

Vários são os problemas que assolam tais lugares em Salvador: desde a falta de civilidade da população que depreda instalações como monumentos artísticos, bancos, aparelhos de ginástica e brinquedos infantis, e emporcalha tanto a grama quanto as vias pavimentadas com todo tipo de lixo, até a falta de segurança pública que torna boa parte dos nossos parques lugares perigosos, e a péssima manutenção do Estado, que deixa os espaços já depredados apodrecerem de vez.


Mas ainda assim, eu creio que existem bons lugares em Salvador. E mesmo esses, cheios de problemas, que todos nós conhecemos, têm o seu encanto, e deveriam ser mais bem cuidados, tanto pelo poder público quanto pela população!


Então, a proposta desta enquete dupla é também um apelo à restauração e manutenção destes espaços, que fazem tão bem à população. Vamos escolher o Parque e a Praça mais Joinhas de Salvador, e falar tanto dos seus pontos positivos, quanto daquilo que gostaríamos que melhorasse!!

Afinal, o Joinhas também está a serviço da sociedade!! hehehe
Um abraço e até semana que vem!

Obs: A foto da vez foi tirada por uma fotógrafa chamada Letícia Lins, no Ibirapuera. Pesquei a imagem no overmundo. Não usei nenhuma imagem de SSA pra não induzir votos, além de achar o Ibirapuera um ótimo exemplo de bom aproveitamento de espaço público!

Resultado: Acarajé/Abará mais Joinha de Salvador

Boa noite pessoal!

Mais uma vez o feriado - e certos afazeres - afastaram este blogueiro e vos fala do computador, resultando em um pequeno atraso no resultado e na nova enquete. Mas não levem a mal, eu também sou gente!

Bem, a enquete de Acarajé/Abará foi acirradíssima. Novidade nenhuma, convenhamos. Eu sabia, vocês sabiam, todo mundo sabia que ia ser assim. Mas falando sério, por um momento eu pensei que fosse dar empate na parte do acarajé! Na verdade a votação foi decidida no último voto válido! (O abará da sheila carvalho não contou, né. rs)

E no último voto, ganhou a Cira! Logo atrás, com um voto, fica o acarajé da saudosa Dinha, no Largo de Santana. E em terceiro lugar, mas a todo momento dentro da disputa, o acarajé de Dária e Laura, na Pituba!

No abará, a vencedora TAMBÉM FOI A CIRA, que assim foi consagrada a baiana mais Joinha de Salvador!

Agora, vamos aos comentários.
Acho extremamente pertinente muito do que foi dito por aí:

- A Cira é ótima e tem qualidade constante. Fiquei surpreso com notícias de acarajé frio lá. Um pena. A vantagem de lá é que de fato o lugar é excelente tanto no acarajé quanto no abará.

- A Dinha é de lua. Tem dias em que o acarajé é terrível, pouco recheado, e o atendimento é mal humorado. Tem dias que o acarajé é sublime, recheado e o atendimento é bom. O último que comi lá era um desses sublimes. Mas o tabuleiro ainda peca pela inconstância. E o abará não é tão bom.

- Dária e Laura...pra mim foram a grande surpresa da vez. É um tabuleiro quase underground, comparado com as gigantes de Salvador, mas cujos quitutes não perdem em qualidade pra nenhuma das grandes baianas, na minha opinião. Abará muito bem feito, acarajé sempre quentinho, tudo bem recheado e ainda tem um bolinho de estudante ótimo. Fiquei feliz em saber que uma quantidade razoável de pessoas conhece este lugar!

Bem, ficamos por aqui. Daqui a pouco vem enquete nova!

Abraços!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Categoria: Acarajé/Abará mais joinha de Salvador




Pois é pessoal, eu não falei que ia apelar? Estava guardando esta enquete pra um momento especial, pois tenho certeza de que vai ser de longe a campeã de votos do Joinhas por algum tempo! Nossa iguaria da semana é, provavelmente a Joinha mais baiana que existe. Encontrada em praticamente qualquer esquina da cidade, o Acarajé e o Abará encontram suas origens intimamente ligadas às nossas raízes africanas e seus cultos religiosos.

Desta vez eu não vou me arriscar a falar de história, pois o assunto é extenso, demanda uma pesquisa exaustiva, há muita discussão sobre o que é mito/verdade e eu não conheço o suficiente. Em respeito a esta iguaria, por seu valor histórico, cultural e gastronômico, não vou me alongar neste assunto para não falar besteira! ;)


Esta massa de feijão fradinho, que frita no azeite de dendê é Acarajé e cozida na palha de bananeira é Abará, de comida religiosa tornou-se uma espécie de Fast Food popular da cidade. Mas não se enganem, achando que esta alcunha de Fast Food é pejorativa! Os quitutes vendidos pelas baianas em seus tabuleiros são muito mais gostosos do que qualquer sanduíche de franquia que use vermelho e amarelo na marca e tenha um palhaço como mascote, e custam muito mais barato. Acarajé e Abará são gastronomia, e da melhor qualidade!

E além disso, são assunto de discussões apaixonadas, tão acaloradas quanto qualquer conversa de bar sobre futebol, política ou religião. TODO bom baiano - e os radicados, como eu - tem seu Acarajé/Abará preferido. E amizades/namoros/negócios estremecem por causa disso...até que tudo se resolve num Acarajé, claro! ;)

Me arrisco a dizer que desconfio da índole de quem não gosta!

Exageros à parte, os quitutes de feijão fradinho das baianas são grandes joinhas, e já estava mais do que na hora de ganharem uma homenagem por aqui.

Então, joguem duro! A enquete é dupla, vocês têm duas semanas para votar e fazer campanha para suas baianas preferidas. Vamos ver quem vai ter o Acarajé/Abará mais Joinha no final!

Um abraço e até semana que vem!

Resultado: A cerveja/chopp mais joinha de Salvador

Olá a todos!

Depois de um recesso de uma semana - na verdade votação prorrogada - voltamos ao Joinhas. Decepcionado, confesso. Achei que esta votação seria um recorde de participação, no entanto foi justamente o contrário...coisas da vida. E eu pensando que as pessoas bebiam cerveja...

Mas vamo ao que interessa, sem delongas:
O resultado para chopp foi uma coisa bem "Guia da Veja", e o vencedor com seis votos foi o DOC, na Pituba.

Já para a cerveja o resultado foi um pouco mais inusitado, e ganhou o Dubliners Irish Pub, que fica na Barra e conquistou cinco votos.

Comentários...
Chopp:
Não, não acho que o DOC seja o melhor de Salvador. Já bebi lá umas duas vezes, e em ambas aconteceu a mesma coisa:
1 - Não sei de onde saiu essa mania de colocar o copo pra gelar - geralmente molhado - pois isso NÃO vai deixar a bebida mais fria, e NÃO vai conseguir manter a temperatura dela. Essa técnica pode funcionar numa taça de martini com uma quantidade pequena de bebida. Numa caldereta de 300ml ou num pint de 500ml, não.
2 - Cristais de gelo no colarinho. Isso matou minha bebida.

Então, qual o chopp mais joinha da cidade para mim?
OLIVA, no Salvador Shopping! Disparado, de todos que eu conheço. A marca é Brahma, honesta. O preço é bom. E a bebida? Bem...vem na temperatura certa (e não estupidamente gelada), com um colarinho abundante e cremoso. E no balcão eles ainda servem uns chips de massa de pizza temperados estilo focaccia, com alecrim e sal grosso. DE GRÁTIS! Sem querer tomar partido, mas já tomando, quem gosta do DOC, sugiro que experimente tomar um chopp no oliva.

Cerveja:
Dubliners Irish Pub...
Bem, é um lugar que tem seus prós e contras.
Dos pontos bons, destaca-se o ambiente intimista, com uma bela mesinha de sinuca. E no que diz respeito à cerveja, eles têm uma carta muito extensa com produtos de diversos países. Até hoje eu nunca vi um lugar com uma oferta tão boa de cervejas.

Pontos fracos? Bem...pra um pub irlandês, o som mecânico que toca lá nem sempre é o mais adequado. Antigamente não aceitava cartões de crédito nem débito, o que complicava a vida de muita gente.

Mas no geral, achei um resultado merecido!

Com um adendo...

Eu coloco empatado com o Dubliners dois lugares que também foram votados aqui:
1 - O Colón, que é o bar mais antigo em funcionamento na cidade de Salvador. A cerveja tem um preço honesto, boa variedade entre as marcas populares, petiscos BEM SIMPLES, e uma aura especial pra beber cerveja que só cachaceiros como eu ou o Eça, que votou no lugar, conseguem entender!

2 - O Bistrô Porto Sol. Pra mim é uma das maiores Joinhas de Salvador. Um bistrô austro-húngaro de um austríaco maluco e muito gente boa chamado Reinhard Lackinger, que serve comida caseira típica da região. A comida é uma delícia (e até 20h00 tem 20% de desconto), a decoração com temas de cinema antigo é linda, a música recheada de Jazz termina de dar o climinha. E a cerveja, que é o que interessa?!? Bem. Ele serve Bohemia. Mas como ele acha a cerveja muito doce, resolveu adicionar CONCENTRADO DE LÚPULO, que ele arrumou não sei onde. Pra quem gosta de cerveja MESMO, é um prato - ou copo - cheio!

Pois bem. Votação encerrada, mais tarde venho com enquete nova.
E essa, eu tenho certeza, vai ser a mais JOINHA de todas!!

Até mais!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Categoria: A cerveja/chopp mais joinha de Salvador






Sim, sim, esta é a primeira enquete dupla do Joinhas!!Em primeiro lugar, mais uma vez me desculpem. Como já disse na postagem do resultado da enquete sobre pão, viajei durante o feriado - também sou filho de Deus - e por isso atrasei em um dia a postagem do resultado e da enquete.

Aí vocês me perguntam: "Pô, então eu vou ter um dia a menos pra votar nesta enquete? LOGO NESTA ENQUETE QUE É SUCESSO?!" Sinceramente? Não sei ainda. Vou verificar se é melhor estender o prazo até segunda feira ao meio dia, ou terça feira. Talvez eu prolongue até sexta e poste a nova enquete na segunda, deixando duas enquetes ativas. Decidirei ainda. Na dúvida, corram e votem o quanto antes. Compensem o tempo perdido. Quero ver essa enquete bombar!

Mas, vamos lá, à nossa enquete: Mais um artigo que nos remete à antiguidade, lá pelos idos do Egito e Mesopotâmia, lá pra mais de 6.000 a.C., esta Joinha compete com o vinho pelo título de bebida alcoólica mais antiga da humanidade. Cada hora um estudioso acha um novo registro alegando que uma ou outra é mais antiga. Parece que todos os derivados de cereais têm a mesma história!!! (vide enquetes sobre pizza e pão)

Fonte rica em carboidratos, a Cerveja é um verdadeiro pão líquido, e hoje em dia é a bebida alcoólica mais consumida do mundo. Atingiu a excelência de sua produção em alguns países, como a Inglaterra (e demais países da Grã-Bretanha e Irlanda), com suas Ales peculiares como a Stout e a Porter, a Alemanha, que possui uma Lei de Pureza para a produção de cerveja que data de 1516 e é respeitada até hoje pelas cervejas de estilo alemão em todo o mundo, a Bélgica com as suas exóticas - e azedas - Lambic, e suas cervejas de trigo, ou a República Checa, famosa pelas melhores Pilsen do mundo. Os estilos são inúmeros, dá pra escrever um livro (e existem muitos publicados, por sinal!)

No Brasil, assim como nos EUA, a cerveja se popularizou em um estilo mais leve, adequado ao nosso clima tropical. A maior parte das marcas amplamente conhecidas são fabricadas neste estilo, leve nos sabores tanto de malte quanto de lúpulo, denominado Standard American Lager. Histórias e aspectos técnicos à parte, a cerveja é uma paixão nacional, logo uma Joinha Nacional! Cada consumidor defende ferrenhamente a sua marca favorita e o seu bar, como se fosse um time de futebol!

E é este o propósito desta enquete dupla: Descobrir a Cerveja e o Chopp mais Joinhas de Salvador!! Como é a nossa primeira enquete dupla, eis as regras:

1 - É possível votar em lugares diferentes para Cerveja e Chopp. Afinal, um lugar não é necessariamente melhor nos dois.

2 - O voto é no estabelecimento, não na marca. Podem dizer a marca de cerveja ou chopp que preferem, é legal, mas o objetivo é escolher o lugar, e não o produto (que é industrializado mesmo).

3 - Vocês definem os seus critérios. Pode ser tanto a cerveja estupidamente gelada quanto aquela servida numa temperatura fria, pode ser a cerveja que chega rápido, aquela da marca que você gosta, ou o bar que tem várias marcas diferentes. Quanto ao chopp, pode ser o que tem o melhor colarinho, ou aquele que não tem colarinho porque assim a bebida rende mais. Pode ser o mais gelado, ou o que serve a marca mais legal. Ou o que tem os copos mais adequados. Na postagem do resultado eu faço os meus comentários técnicos sobre tudo isso.

4 - Divirtam-se!

PS: Já que a enquete é dupla, desta vez tem duas fotos. Me digam depois de qual delas vocês gostaram mais... ;)

Resultado: O pão mais Joinha de Salvador

Boa noite!

Pessoal, em primeiro lugar, desculpem o atraso. Viajei para Cachoeira - recomendo! - durante o feriado, por isso, excepcionalmente, esta semana o resultado saiu na terça. E a nova enquete também, logo mais.

Bem, vamos ao resultado, bem sucinto desta vez! ;)

Como vocês devem imaginar - e muitos já previram ao votar - a enquete não teve maiores surpresas. A vencedora - de longe - foi a Perini, que com 15 votos tem o Pão mais Joinha de Salvador!! Não houve especificação de lojas nos votos, sendo assim, considerarei que a vencedora foi a rede de uma forma geral.

Em segundo lugar, com menção honrosa, temos a Apipão, que teve 6 votos!

Mas agora, a parte legal, os comentários e pitacos. Aconteceram dois fenômenos interessantes nesta enquete:

1 - Houve dois votos em pães artesanais feitos em restaurantes. QUE ISSO SIRVA DE ESTÍMULO PARA QUE VOCÊS DONOS DE RESTAURANTE VALORIZEM PRODUTOS "FEITOS EM CASA"!!!!

2 - Curiosamente, ao mesmo tempo que foi vitoriosa com folga, a Perini também foi, como nunca antes no Joinhas uma verdadeira campeã em críticas negativas.

Aí vocês me perguntam "o que você acha disso?"

Bem...
Falando em pão francês, o clássico cacetinho, o popular dentre os populares...
A Perini já foi boa. Muito boa. MUITO BOA MESMO.

Mas sou obrigado a concordar com as críticas de muitos aqui. De uns tempos para cá o pão francês dele ficou com uma crosta muito dura, que dificulta morder e mastigar. Perdeu-se o equilíbrio entre a crocância de uma casca tênue e a maciez que o interior do pão deve ter.

Hoje em dia, para mim, o pão francês da Perini só é agradável de se comer quando fatiado, acompanhado de algum molho. Em sanduíches ou com manteiga? Sem chance.

Fora isso, a Perini tem sim uma ótima oferta de pães, com um pão preto honesto, um pão de milho muito bom, e vários outros produtos de panificação de ótima qualidade.

Se me pedirem uma opinião definitiva, um polegar para cima ou para baixo, como se fazia com os gladiadores na Roma Antiga...bem...acho que meu polegar fica no meio mesmo! Prefiro não tomar partido, entendendo os argumentos tanto de quem acha a Perini a mais joinha quanto os de quem a critica.

Bem, sem mais delongas, é isso. Fico por aqui. Logo mais, enquete nova!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Categoria: Pão mais Joinha de Salvador




"Quem quer pão, quem quer pão, quem quer pão
Que tá quentinho, tá quentinho, tá quentinho
Tão gostosinho, gostosinho, gostosinho
Quero mais um, mais um!"
Xuxa Meneghel


É com essas sábias palavras da filosofia popular que eu abro a nova enquete do Joinhas!

Ok. Pausa para os risinhos constrangidos. 1, 2, 3. Podemos começar! hehehe

Cretinices à parte, o Pão é uma das Joinhas mais antigas da humanidade. Toda aquela coisa: tem registros que datam de cerca de 6000 a.C., na Mesopotâmia, Egito, e mais uma penca de civilizações antigas com suas diversas versões.

Fez parte da história de diversos povos que compuseram a nossa chamada "cultura ocidental", como gregos, romanos e hebreus. Toda cultura tem seu pão, e confere a ele as mais diversas simbologias: ícone religioso, fator de união familiar à mesa...

História à parte, pão é muito bom, e até hoje eu não conheci alguém que não coma! Com manteiga, queijo, fazendo sanduíches, em forma de torradinhas, molhado no café ou até puro. Tanto faz. O pão é irremediavelmente - ainda bem - arraigado na nossa cultura, talvez mais do que qualquer outro alimento, e por isso é mais do que merecida uma enquete para escolher o Pão mais Joinha de Salvador!!

Claro que na votação, nós vamos escolher pela padaria, mas nada de votar em um lugar ou outro pelo fato de ter maior variedade de produtos, ou ser mais próximo de casa. O negócio aqui é só pão! =)

E vale de qualquer tipo: de Sal (o clássico cacetinho), baguete, de leite, de milho, integral, preto... Só não vale pão de forma industrializado!! hehehe

Tá lançada a enquete então, pessoal. Vamos escolher o pão mais joinha de Salvador!!!

Um abraço e até semana que vem!

PS: E aí, que acharam da cara nova do Joinhas de Salvador?!
PS 2: Obrigado pelas opiniões na enquete da barra direita. Continuem acompanhando e votando, pra eu poder melhorar ainda mais o blog!

Resultado: O caldo mais Joinha de Salvador

Sucesso essa votação de caldo mais Joinha, hein? Pra ser bem sincero, eu não tava botando fé que íamos passar dos 40 comentários, mas vocês me surpreenderam!!

A votação foi bem legal, com várias opções, sendo que algumas se destacaram:

- O bar do Chico, na barra. Nunca ouvi falar, mas pelo visto o caldo de lá deve ser bom mesmo!

- O Souza, um clássico da Praia do Forte (não fica em Salvador, mas tá valendo ainda assim!). Nunca tomei nenhum caldo lá, mas o bolinho de peixe do Souza...O BOLINHO DE PEIXE DO SOUZA, MEU IRMÃO!!! Ai ai, se o caldo for bom que nem o bolinho...não digo nada! =)

- O caranguejo de Sergipe, um outro clássico em termos de petiscos com frutos do mar, sobretudo, é claro, o caranguejo. Este foi o nosso segundo colocado...

Mas no final das contas, não teve pra ninguém, e pela segunda vez aqui no nosso Joinhas de Salvador o vencedor foi a Cabana da Cely! Com seus quatro estabelecimentos distribuídos por Salvador e Lauro de Freitas, a Cely é o que podemos chamar de uma Joinha Tradicional de Salvador. Por isso mesmo, é mais do que esperado que tenha vencido sua segunda enquete. E digo mais: sempre que o assunto for petisco com frutos do mar, a Cely vai ser um candidato fortíssimo!

Mas, como eu prometi dar os meus pitacos a partir de agora, vamos lá. Desta vez, nenhuma ressalva a fazer.

Só gostaria mesmo de sugerir um lugarzinho, que serve um caldo que eu gosto muito:
É um barzinho na Pituba, final da Paulo VI, chamado Madrid (ou popularmente conhecido como Bar do Espanha). O caldo de sururu é muito bem feito, gostoso, o molho de pimenta é ótimo, e o melhor: custa 3 reais!! Se alguém quiser uma referência mais detalhada de onde fica, pede via comment por aqui, que eu passo!

E ficamos por aqui, então. Mais tarde lanço a enquete desta semana.
Aguardem!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Categoria: Caldo mais Joinha




Boa noite todo mundo!!

Mais uma vez eu postando a enquete tarde! Sou um fanfarrão mesmo!! (Que nada. A vida que tá enrolada mesmo.)

Bom, como vocês podem ver, o Joinhas está em estado de reformulação. Entre as novidades estão:

- As enquetes do lado direito da página. Gostaria muito que, além de participar da votação da semana, vocês também votassem nelas. Também serão semanais, e foram criadas com o intuito de descobrir o que pode melhorar aqui na nossa casa.

- Agora, ao publicar os resultados eu também vou comentar - e possivelmente discordar - do que foi votado, e dar algumas sugestões pessoais. O objetivo aqui é apimentar a discussão, trazendo ela também para o espaço do post do resultado.

- Em breve, o Joinhas vai estar de cara nova. A nossa identidade visual está em fase de elaboração, e não vai ser nada menos do que...UMA JOINHA! ;)

Mas vamos lá. Segunda-feira, dia de enquete!

Depois de pensar muito em trazer algo apelativo, universal - recebi críticas do tipo "café é muito pimba" - democrático, bacaninha, e por que não, joinha, resolvi garimpar as sugestões da nossa Comunidade no Orkut. Acabei achando uma sugestão muito legal que o Fernandes Cortial me passou há algum tempo, e que eu já estava devendo a ele colocar no ar.

Eles são reconfortantes num dia frio, e ajudam a esquentar mais ainda os dias quentes. São usados para abrir o apetite, ou pra curar aquela ressaca. Com pimenta então!? Ficam uma delícia! Os caldos são definitivamente mais uma grande Joinha gastronômica da humanidade, muito consumida na Bahia, por sinal! Por isso, a votação desta semana será para decidir O caldo mais Joinha de Salvador!

Por aqui, as opções são diversas: Desde os tradicionais da terrinha, como o grande sucesso do caldo de sururu, ou os caldos de camarão, polvo e frutos do mar mistos, o brasileiríssimo caldo de feijão, que não encontra barreiras geográficas em território verde e amarelo, até versões trazidas de outros estados ou países, como o caldo de vaca atolada mineiro, ou o caldo verde, um clássico português. Qualquer um deles está valendo!

Vale qualquer critério de avaliação: Se é gostoso, se é farto, se a cumbuquinha é bonita, se vem quentinho, se o preço é bacana, ou a pimentinha do lugar é ótima. Escolham um lugar e o seu respectivo caldo, e me tragam as sugestões. Já vou avisando que por esta Joinha eu sou aficcionado, e tenho paladar exigente (embora constantemente anestesiado pela quantidade cavalar de pimenta).

Preparem suas colheres, suas cumbuquinhas, o molhinho lambão de pimenta e mãos à obra!
Segunda-feira tem resultado, e desta vez eu quero que vocês comentem!!!

PS: Acabei de notar. A enquete da barra direita tá com um erro horrendo de concordância, que não dá mais pra corrigir. Desculpem!

Resultado: O café mais joinha de Salvador

Boa tarde pessoal!

Acabei de tomar o meu cafézinho, e cá estou, pra trazer o resultado da enquete de hoje pra vocês!

Bem, foi até covardia a votação. Nove lugares diferentes foram votados, cafés como o Feito a Grão até tentaram esboçar uma reação, mas não teve pra ninguém: O Fran's Café ganhou a enquete de lavada, com doze votos, o que é mais de um terço da participação nesta votação, sendo escolhido o Café Mais Joinha de Salvador!

A novidade é que a partir desta enquete eu decidi dar pitaco nos resultados, e dar também o "meu voto", que na verdade é só uma sugestão de lugar(es). Faço isso porque também quero opinar e trazer coisas interessantes, e só falo depois do resultado pra não influenciar na imparcialidade da enquete. E também pra gerar um tumulto, sendo que agora eu posso discordar dos resultados! hehehe

Então, vamos ao meu pitaco: Fran's Café...o irônico nos Fran's é que uma de suas melhores qualidades se reflete também num dos piores defeitos:

O menu padronizado. Por um lado, ele uniformiza o padrão de qualidade da franquia, sendo que você vai comer algo igual sem medo na Pituba, em Ondina ou em Sampa.

O ponto ruim disso é que tudo no Fran's Café vem pronto, num jeito que lembra muito uma rede de Fast Food do palhaço vermelho e amarelo. O resultado? Perda de qualidade, frescor, aroma, sabor, coisas que só uma comidinha feita na hora pode proporcionar.

Isso é necessariamente ruim? Não. Tudo tem pontos negativos e positivos. Já fui muito ao Fran's, e vez ou outra ainda passo por lá. Mas hoje em dia sei exatamente o que posso pedir sem medo, e o que não dá pra pedir. Por exemplo, eu não como mais sanduíches lá. Mas bebo cafés sem medo de ser feliz!

E o Fran's tem algumas virtudes muito louváveis também:
- Fica aberto 24hs (quem nunca parou por lá na volta pra casa, lá pra 3h30 da manhã?).
- Eles sabem criar ambientes interessantes, atmosferas legais.

Bem, sobre o vencedor da vez, estas são as minhas considerações:
Além da nossa nova joinha, o Fran's Café, e dos demais lugares votados nesta enquete, há outro café que eu gostaria de sugerir, é o Dona Xícara. Lugar pequeníssimo, com um charme meio caseiro e uma ótima seleção de "tortas do dia". Tudo "feito em casa", fresquinho. Dizem que serve almoço, mas ainda não conferi. (Rua Afonso Celso, 330, Barra. 3247-7322)

Fico por aqui então! Mais tarde tem enquete nova!


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Categoria: Café mais Joinha de Salvador




Boa noite!!


Dia de enquete nova, mais uma vez! Desculpem o atraso! ;)

Estava cá pensando em uma enquete interessante, e me ocorreu...
Quem não gosta de sentar em algum lugar acolhedor, tomar um cafézinho e abrir um jornal/livro/revista? Ou simplesmente ficar vendo o movimento da rua? Ou ainda, levar um laptop, e trabalhar um pouco, fora de casa ou do escritório?

Ou então, aquele lugar quietinho para ir à dois, tomar um capuccino ou espresso, ou reencontrar um amigo de longa data pra trocar figurinhas? E é claro, aproveitar para fazer um lanche, com baguetes, wraps, paninis, tortas, bolos, crepes, saladinhas, cremes, e todo tipo de guloseima doce ou salgada possível.

Para estes momentos, não há restaurante, boteco ou pizzaria, não tem pra ninguém! O negócio é ir a um bom Café!

Poisé, inspirado nestas joinhas com um requinte meio displicente, uma coisa que pode ser ao mesmo tempo blasé ou acolhedora, eu lanço a enquete para descobrirmos o Café mais Joinha de Salvador

Há alguns anos Salvador praticamente não conhecia estas Joinhas, mas felizmente o número de Cafés na cidade aumentou exponencialmente de lá pra cá, de forma que hoje em dia existem inúmeros estabelecimentos onde é possível sentar e saborear uma bela xícara de espresso, capuccino, mocaccino, ou chocolate quente, para os que não gostam de café!

E nem só de comidas e bebidas quentes vivem os cafés: também tem chocolate e café gelado, milk shake, sobremesas com sorvete, soda italiana e muitas outras iguarias refrescantes, que é pra ninguém dizer que "café não combina com Salvador porque a cidade é quente"!

Os cafés são ótimos lugares para ir com a namorada/namorado, aquela paquerinha, ou mesmo para começar um namoro! São lugares para sentar e pensar, e trocar idéias - que o diga os pintores/intelectuais/escritores franceses dos últimos dois séculos - e criar coisas. Inúmeros artistas já pintaram cafés, outros escreveram poemas, romances...

Meu, ATÉ HARRY POTTER FOI CRIADO E ESCRITO EM UM CAFÉ!!! Inegavelmente, Cafés são Joinhas, e sendo assim, naturalmente são tema de votação!!!


Então, a sorte está lançada! (Quão clichê)
Votem no café que vocês acham mais joinha, e digam o motivo: Se é o ambiente, alguma coisa legal que já aconteceu lá, aquele capuccino maravilhoso, a carta de cafés diferentes ou aquele crepe com shitaki e shimeji...enfim, aquilo que vocês já sabem!!!

Semana que vem eu trago o resultado!!


PS: Como eu já disse na enquete anterior, agora o joinhas tem, em sua coluna direita, links para alguns blogs bacanas, que acho que vocês vão gostar. Um deles é o Crônicas de ninar, com histórias muito loucas sobre o universo de uma mãe de primeira viagem e seu filhinho de um ano e pouco. O outro é o IdéiaChequer, que traz uma ótica diferenciada sobre comunicação, com ênfase em publicidade e marketing. A lista será ampliada sempre com blogs joinhas que eu for conhecendo, e vou divulgando por aqui também! Não deixem de visitar!

Resultado: O cinema mais Joinha de Salvador

Boa tarde!!!!!

Tô feliz, o Joinhas retomou arte do fôlego, a votação foi um sucesso, além de bem emocionante!! Por um breve momento pensei que vocês tivessem enjoado de mim! =(

Então, hoje é dia de resultado e de enquete nova!

A votação desta vez foi bacana porque, além de disputadíssima - era um empate técnico até o penúltimo voto - teve comentários e escolhar bem peculiares. Além, é claro, das histórias que vocês contaram, e das sugestões de música. Eu particularmente gosto de Flagra, como música sobre cinema (embora não goste muito da Lee), e trilha sonora? Bem, eu ia passar uma vida inteira falando, pois sou fã de trilhas sonoras.

Portanto, vou deixar vocês com algumas sugestões minhas:
I am Sam (Uma lição de amor) - Uma trilha inteira só de covers de Beatles muito boas!
Across the Universe - Musical que se passa na década de 60, com trilha toda baseada em...Beatles!

E tem outras coisas. Muitas mais. É só me perguntarem, se quiserem sugestão de música! No mais, nem deu pra notar que eu curto Beatles, né? ;)

Mas vamos em frente com o resultado:

Houve quem fizesse honrosas menções a cinemas já finados como a Sala de Cinema do Shopping Itaigara, ou a saudosa Sala de Arte do Bahiano (por um momento pensei que o bahiano podia ganhar, o que ia ser engraçado).

Também teve quem votasse na opção de assistir filmes na comodidade do lar, alternativa que eu confesso que me agrada muito!

Houve quem votasse nas salas de arte, como a do Museu de Geologia, com sua bela área externa, ou na ufba (que me traz boas e engraçadas lembranças com "Irina Palm"), e outros que preferem as grandes salas dos shoppings.

E foi entre estas duas categorias que o título de Joinha ficou: O cinemark, do Salvador Shopping, com toda a sua mega estrutura e inúmeras salas de cinema, ou o Espaço Unibanco, que confesso que não conheço ainda, mas já ouvi ótimas crítcias. Como eu já disse antes, íamos ter um empate técnico até que a nossa cara colaboradora Ana Cecília definiu a votação a menos de duas horas do encerramento, pendendo a balança para o Cine Glauber Rocha - Espaço Unibanco!!!

Agora que temos o nosso vencedor, missão cumprida: que tal um filminho e muita pipoca? ;)

Mais tarde venho com enquete nova: Não percam!

PS: Agora o joinhas tem, em sua coluna direita, links para alguns blogs bacanas, que acho que vocês vão gostar. Um deles é o Crônicas de ninar, com histórias muito loucas sobre o universo de uma mãe de primeira viagem e seu filhinho de um ano e pouco. O outro é o IdéiaChequer, que traz uma ótica diferenciada sobre comunicação, com ênfase em publicidade e marketing. Podem ir que são dois blogs muito joinhas!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Categoria: Sala de cinema mais joinha

Olá pessoal!

E aí, já leram o resultado da enquete de Boteco mais Joinha ?

Se você ainda não foi, clica no link aqui em cima e lê o resultado lá primeiro, depois volta aqui e vota! =)

Bem, inevitavelmente as enquetes do Joinhas tem caído sempre para o lado da gastronomia, com pizzas, botecos, sorvetes, lambretas, etc. Mas como eu já mencionei na enquete de Vista mais joinha, nem só de comida vive o ser humano. Por isso mesmo apreciamos uma boa vista, uma bela praia ou...um bom filme!!

Sim, desde que os Irmãos Lumière e o seu maravilhoso cinematógrafo levaram ao público imagens em movimento pela primeira vez, no final do século XIX, a indústria do entretenimento nunca mais foi a mesma! A linguagem cinematográfica se desenvolveu de lá pra cá, mas a sua essência sempre foi a de contar histórias, sejam elas ficcionais ou documentais, alegres ou tristes, ou nenhum dos dois ou ainda, ambos!!

E quer lugar melhor para apreciar a sétima arte do que a tela grande de uma sala de cinema? Aquela aura de um telão gigante, e personagens em ação na sua frente, ocupando todo o espaço que seus olhos podem ver?! Ou o som quase ensurdecedor que faz a gente sentir cada explosão, trovão, ou simplesmente o toque de um celular como se fosse real?! O cinema proporciona uma experiência de imersão que nenhum filme assistido em casa consegue dar. A combinação de som potente, tela grande e um ambiente escuro onde você consegue ignorar tudo ao redor contribuem para transportar o espectador quase que literalmente para dentro do filme!

Às vezes a gente sai impressionado com tiros e explosões e seres alienígenas. Outras com os olhos ainda marejados de lágrimas, seja de emoção, ou ainda, de tanto rir. Também há vezes que saímos com aquela sensação de quem levou um murro no estômago. É difícil sair incólume da experiência de um filme, o cinema quase sempre consegue mexer com a gente.

E não é só para cinéfilos que ele serve... quem nunca marcou um primeiro encontro com aquela(e) paquerinha em uma sala de cinema? Todo aquele clichê de ir inocentemente "assistir" um filme, pegar na mãozinha, passar os braços ao redor do ombro e depois...melhor parar por aqui! =)

Até a nossa música já exaltou as qualidades de um bom cineminha enquanto cupido, seja longe de qualquer problema e perto de um final feliz, ou com o "splish, splash" de um tapão após tentar roubar um beijo! É fato que todo mundo já conquistou ou tomou fora de alguém no cinema. Ou os dois! ;)

E é por essas e outras que eu acho o cinema uma verdadeira Joinha e aposto que vocês concordam comigo! Então, a enquete da vez é para escolher a Sala de cinema mais Joinha de Salvador!

Como sempre, votar não basta! Conte uma história, um namoro que começou lá, fale o que faz você gostar da sala, se são as poltronas largas e confortáveis, a qualidade da tela e do som, aquela pipoca maravilhosa, o tipo de filmes que passa lá, enfim, fale!

E só pra a brincadeira ficar mais legal, já que eu citei duas músicas que envolvem cinema, também quero que vocês me digam qual a música predileta de vocês com este tema! Eu também vou apurar e trazer o resultado!

E para a brincadeira ficar maaaaais legal ainda: Sugiram um filme que está em cartaz na sala que vocês votaram! ;)

Então, peguem seus sacos de pipoca, desliguem os seus telefones celulares, e bom filme!

PS: Favor não fumar na sala! ;)

Resultado: O boteco mais joinha de Salvador.

Gente, eu SABIA que ia dar nisso, essa votação de boteco!!!!

Existem tantos botequinhos legais em cada bairro, cada canto de Salvador, e todo mundo tem o seu preferido. Aquele do lado de casa que a gente pára na volta do trabalho, ou o botecão em frente à faculdade, ou ainda aquele outro que a gente frequenta há mais de dez anos, batendo ponto praticamente todos os dias.

Enfim, é muito boteco, e naturalmente, quase todos os votos foram para botecos diferentes! Tivemos um total de TRINTA E UM lugares diferentes citados nesta enquete, o que é um recorde aqui no joinhas. Pensem: Vocês agora tem pelo menos 30 novas opções de boteco para começar a conhecer!! Não é o máximo? Eu pelo menos já estou preparando o fígado para tão nobre maratona...recomendo a todos o mesmo! ;)

Quanto ao vencedor? Bem, no meio desse bolo, deste ninho doido, mas que não é de mafagafos, soubressaiu-se um boteco que, por sinal, é meu velho conhecido: o Djalma's Drinks!

Localizado na Rua Minas Gerais, na Pituba, o público deste boteco é bem heterogêneo: senhoras e senhores que apreciam os quitutes maravilhosos de dona Mara e a cerveja do lugar desde os tempos do velho e saudoso fundador, seu Djalma; os filhos destas senhoras e senhores, que também frequentam o lugar desde a época que só tomavam guaraná (incluindo este que vos escreve), e a galera que vai lá pra assistir jogos de futebol na TV com canais a cabo instalada especialmente para este fim.

Ideal pra o happy hour do meio da semana, pra ir assistir os jogos do seu time fora do estádio, ou pra almoçar naquele domingão que dá preguiça de cozinhar. O Djalma é realmente uma joinha, e eu recomendo a todos. Entre suas melhores iguarias estão o camarão abafado e a dobradinha, que lá são inesquecíveis. O Djalma's inclusive está concorrendo pela segunda vez no Comida di Buteco!

E você que votou em outro lugar, não fique triste! Na verdade, como pudemos ver, esta votação não foi tão conclusiva. O nosso vencedor teve quatro votos, outros lugares tiveram 3, 2. E uma infinidade com uma menção apenas. É uma diferença muito pequena que na verdade nos mostra que quando o assunto é boteco, as nossas paixões se dividem entre os vários lugarezinhos ótimos que existem por aqui. É provável que futuramente eu repita esta enquete, para testarmos se os resultados se mantém. Mas isso é plano pra um futuro mais distante...

Portanto, minha conclusão é a de sempre: Visite o vencedor, veja como é, diga o que achou. Mas além disso, leia os comentários dos outros e pesque umas sugestões: Nós temos 31 lugares novos pra visitar, e com certeza se alguém votou neles, é porque algo de bom deve ter!

Eu devo começar minha odisséia lá pela quinta ou sexta, e vocês? ;)

Abraço, e logo mais, enquete nova!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Categoria: Boteco mais joinha


Bom dia pessoal!!!

Feriadão da independência, dia auspicioso pra começar uma enquete nova, revigorada e que vai ser recordista de votos deste blog, não acham?!

Poisé, hoje eu acordei com vontade de fazer uma enquete memorável, e passei praticamente a noite inteira em claro, pensando em algo extremamente atraente, apelativo, bacaninha, pra vocês...

Ok, mentira. Eu dormi feito um bebê e acordei tarde. A idéia bacaninha já estava decidida! ;)

Mas, vamos à enquete!

Quem não gosta de fazer um happy hour no meio da semana, pra desafogar um pouco? Ou de afogar as mágoas num copo - ou vários - de cerveja? Quem nunca ficou até altas horas de sexta ou sábado batendo ponto naquela cadeirinha ordinária de metal, daquela mesinha minúscula e barulhenta também de metal, com um engradado vazio ao lado, que vai se enchendo gradativamente até finalmente...ser trocado por outro vazio (e assim sucessivamente)?!

E qual o denominador comum a estas situações? A conversa, a diversão e o clima descontraído e totalmente informal. Nestes dias em que a gente só quer comer um aperitivo, tomar uma gelada e conversar com os amigos, não há clima melhor do que o de um BOTECO!

Pois a enquete desta semana é para escolher o BOTECO MAIS JOINHA DE SALVADOR!

Mas eu tô falando de boteco MESMO. Não aqueles barzinhos da moda enfeitados milimetricamente pra parecerem desarrumados, com engradados, garrafas antigas vazias e mobiliário retrô, tudo isso estratégicamente para dar a impressão de "lugar da boa e velha guarda".

Não, não estou falando de barzinhos que tentam ser botecos pelo charme saudosista da tradição que o boteco evoca, mas sem precisar arregaçar as mangas e receber o rótulo de "pé sujo".

Eu falo dos botecos de verdade, aqueles que tem habitués que batem ponto lá todo dia há dez anos. Os que não servem petiscos "populares com um toque de requinte", e sim caldinho de sururu, agulhinha e pititinga frita, lambreta, salaminho com limão, azeitona, batata frita e ovo de codorna colorido. Comida sem frescura, enfim.

É destes botecos que eu quero saber aqui. Os botecos de verdade! (Nada contra os outros. Quando eu fizer uma enquete sobre barzinho chique, elegemos eles!).

Então vamos lá pessoal, mãos à obra. Quero saber os botecos preferidos de cada um aqui, os motivos pelos quais vocês gostam tanto dele, se vocês já tem alguma mesa cativa e qual o aperitivo recomendado. Contem tudo!

Semana que vem eu volto pra passar o resultado!


PS: Esta enquete foi inspirada em um concurso bem legal que está acontecendo em Salvador pela segunda vez, o Comida di Buteco, onde vários bares e botecos de Salvador inscrevem seus pratos de maior sucesso. Vale a pena conferir, e ver se aquele petisco que você adora está participando! Taí a dica!

PS 2: Esta enquete também foi feita em homenagem ao grande amigo Marco Alves, que parte hoje para Portugal, para ficar um ano lá comendo bacalhau e bebendo bagaceira, sob o pretexto de viagem de estudos! Boa viagem, Marcão!

Resultado: O restaurante por quilo mais joinha de Salvador


Boa noite, pessoas!

É né...acho que desta vez a votação foi um pouco morna... =/

Bem, mea culpa! Tentarei mandar melhor na enquete de amanhã, promessa! Mas aí vou precisar da ajuda de todo mundo. Vou mandar uma enquete super-hiper-mega-plus-ultra-bacaninha, e quero ver TODO MUNDO VOTANDO E DIVULGANDO. A gente vai bater o recorde de 51 votos (e 52 comments) da enquete da pizza!

Querem saber sobre o que vai ser a enquete?!
Aguardem e confiem! Muahuahuahuahua! =)

Mas, sem mais delongas, vamos ao resultado.

Embora a votação tenha sido morna em quantidade de participantes, a apuração foi super disputada. No final da enquete estavam empatados o Raízes, Mignon Place, Quinta Avenida e Spaguetti Lilás...

Nos últimos votos a disputa foi decidida em favor do RAÍZES, que é, portanto, o RESTAURANTE POR QUILO MAIS JOINHA DE SALVADOR!

E este eu recomendo! Na filial do Salvador Shopping a comida é super fresca e natural, peixes grelhados ótimos (a posta de agulhão negro de lá é um sonho. Confiram crítica no outro blog novo do qual sou participante, o Sem Reservas), e legumes na chapa deliciosos.

Então, é isso. Mais uma joinha da cidade revelada ao público!

Amanhã tem enquete nova. Aguardem... ;)

Abraço a todos e boa noite!

PS: Continuem sugerindo temas de enquetes na nossa Comunidade do Orkut. A sua sugestão pode não ir ao ar imediatamente, mas podem acreditar que serão devidamente anotadas, e aplicadas no momento certo!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Categoria: Restaurante por quilo mais joinha



Olá novamente, pessoal!!

Lutando pra desta vez postar a nova enquete pra vocês logo de manhã cedinho...

Estive pensando durante toda a semana em uma enquete original, recebi ótimas idéias de muitas pessoas, mas desta vez resolvi escolher um tema sozinho, pra variar um pouco. Não se preocupem, suas sugestões estão devidamente anotadas!

E resolvi sair um pouco da questão de entretenimento, embora me mantenha na gastronomia...

Vamos então à nova enquete:

Quem nunca precisou sair de casa para almoçar porque não tinha nada pra comer? Ou não almoça fora durante a semana por conta do trabalho? Ou ainda, quem nunca saiu para almoçar no final de semana, pra não ter de cozinhar e lavar louça?

Não precisa ser alta gastronomia, comida a la carte, nada disso. Nestas ocasiões que beiram o trivial, o ideal é ter praticidade aliada à qualidade e bons preços. Chegar, comer bem, e partir. Tem quem prefira que a comida tehna aquele gostinho de feita em casa, outros que gostam de opções variadas e com um leve toque de sofisticação.

Mas a verdade é que todo mundo, em algum momento da vida - e muitas vezes com certa frequência - quis ou precisou recorrer a eles, os RESTAURANTES POR QUILO!

Eles estão em todo lugar, seja nos grandes centros comerciais, nos edifícios empresariais ou nos campi universitários, sempre prontos a alimentar milhares de pessoas que esperam comer bem - e muito, às vezes - sem precisar esperar. E por mais que muita gente reclame da qualidade de muitos destes estabelecimentos, boa parte deles tem sempre algum item bem gostoso, que se destaca. Muitos deles têm inclusive mais de uma especialidade. Outros têm ótimo custo benefício, sendo perfeitos pra quem precisa comer fora todos os dias. Nos dias de hoje, em que precisamos de praticidade no dia-a-dia, pode-se afirmar com certeza que os restaurantes por quilo são verdadeiras JOINHAS!

Então, está aberta a votação! Digam qual é o restaurante por quilo mais joinha de Salvador! Falem de algum prato especial que é servido lá, algum dia que tem uma comida diferenciada, ou se o preço é bacana. Enfim, como sempre, eu quero detalhes!!

Daqui a uma semana venho divulgar o resultado!

Abração a todos e boa semana!

Resultado: A praia mais joinha de Salvador



Boa noite pessoal! Mais uma vez obrigado pela participação de todos!

Embora não tenhamos conseguido mais uma vez bater o recorde de participação, a votação foi um sucesso! E desta vez não tem nem como me delongar muito no papo, pois a vencedora foi incontestável!!

Também muito bem votadas foram a terceira e segunda colocadas, mais ao litoral norte de Salvador e início de Lauro de Freitas, ficaram com o bronze e a prata a Praia do Flamento e a Praia de Ipitanga, respectivamente!

Disparada em primeiro lugar, a nossa vencedora deu um banho nas demais e ganhou de longe a votação de praia mais joinha de Salvador. A escolhida pelo público foi mais uma vez um grande clássico, que agrada a todos os tipos de público, ela, a praia do PORTO DA BARRA!!!!

É verdade que houve muitas praias votadas em Salvador, Baía de Todos os Santos e Litoral norte, contando 16 paraísos diferentes na disputa. É verdade também que a segunda e terceira colocadas foram muito bem votadas. Mas desta vez não teve pra ninguém, e não dá nem pra dizer que a votação foi disputada: Deu PORTO DA BARRA e ponto final! É isso pessoal. Logo pela manhã eu posto a nova enquete!

Um abraço a todos e até logo!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Categoria: Praia mais joinha


Boa noite pessoal!!!

Desculpem o atraso, geralmente a nova enquete é postada na segunda de noite, e não terça de madrugada. Coisas da vida. =)

Bem, vamos à nova votação!! Mais uma vez, é hora de fugir do feijão com arroz, aliás, fugir um pouco da comida em geral! A votação desta vez não tem nada a ver com nenhum tipo de guloseima, a exemplo do sucesso da enquete sobre a Vista mais joinha de Salvador!

E repetindo a dose, a nossa enquete da vez é sobre uma das maiores joinhas que Salvador possui.

Como contar a sua história? Bem...primeiro fez-se a luz (leia-se, Big Bang). Depois o planeta Terra, que era puro magma. Aí vieram as chuvas. E choveu tanto que hoje em dia, a água cobre aproximadamente 70% do nosso planeta, sendo que 97% desta quantidade enorme de H2O é mar! E onde o mar encontra a terra existe....

PRAIA! =)

Sim! A praia é uma unanimidade em termos de entretenimento em qualquer lugar que tenha uma faixa litorânea decente. E cá pra nós, aqui em Salvador a gente tem um litoral de dar inveja a qualquer lugar no mundo, com 50 km de orla e uma das baías mais lindas que existe: a nossa Baía de Todos os Santos. Isso sem contar as bandas do litoral norte, que não são mais Salvador, mas fica pertinho pra quem vai de carro.

São praias pra todos os gostos: Pra banhistas, surfistas, mergulhadores, ou pra quem gosta de ficar só na areia jogando frescobol, ou simplesmente tomando uma cervejinha. Pra famílias, amigos, gente que vai sozinha, pra aqueles que frequentam ou não uma barraca. Todo mundo (ok, quase todo mundo) gosta, todo mundo vai. Nem que seja uma vez por ano, pra descarregar a energia ruim no mar e voltar com a bateria cheia!

Então, é essa a nossa enquete da semana! Votem na melhor praia de Salvador (vale Lauro de Freitas e Ilhas da Baía de Todos os Santos), e desta vez...comentem o que faz vocês gostarem tanto da praia votada, o que gostam de fazer lá, se frequentam alguma barraca ou só estendem a canga/toalha na areia e ficam lá de boa...enfim, me surpreendam com seus comentários, como vocês sempre fazem!

Meia noite de segunda encerra a votação, e segunda-feira que vem eu trago o resultado!

Um abraço!

PS: Se não entraram na nossa comunidade do orkut, aproveitem e cliquem aqui!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Resultado: A pizzaria mais joinha de Salvador

Olá pessoal!

Tem resultado de votação saindo quentinho do forno!!

E não é por nada não, mas vocês se superam a cada votação! E eu chego à conclusão de que escolhi a categoria certa pra esta enquete, pois foi de longe a mais legal até agora!

Os motivos?
Pra início de conversa, novamente batemos o recorde no índice de participação, com 51 comments! (O meu não conta!) E 51, todos sabem, é um número auspicioso!

Além disso, todo mundo confirmou o que eu pensava. Pizza é uma unanimidade. Certamente uma joinha-patrimônio-da-humanidade.

E ainda por cima, o páreo foi disputadíssimo não apenas entre duas, mas TRÊS pizzarias de Salvador! Sim, sim, na hora da contagem de votos, eu pensei "caramba, vai dar empate!"

E não é que deu?!

Empate técnico entre a segunda e terceira colocações, que ficaram com....a famosíssima La Napoletana (também conhecida como "Pizzaria da Mouraria") e a Companhia da Pizza, um clássico do Rio Vermelho, e ótima opção pra fãs de Beatles com o seu Beatles Social Club, que ocorre mensalmente. Ambas chegaram ao final juntas com 8 votos.

E a vencedora com NOVE votos, que ganhou na última braçada (eu com as metáforas de esportivas de novo) foi aquela, que é boa de cheiro e melhor ainda de gosto...a pizzaria mais joinha de Salvador é ela, a CHEIRO DE PIZZA!!!

Desnecessário falar sobre a nossa vencedora, uma gigante que todos conhecem, todos comem, todos gostam! (Quem nunca passou pra pegar uma promoção de "peça uma pizza e ganhe outra igual"?)

Além das três primeiras colocadas, houve algumas menções honrosas, como a Quattro Amici, na Barra, a Mamas Pizza (que preciso descobrir onde fica) e o Piola, no Rio Vermelho. Conheço algumas das pizzarias votadas, outras ainda preciso ir. Fica a dica, leiam os comments dos demais, e procurem alguma pizzaria ou sabor novo. E depois contem aqui o resultado!

Muito obrigado pela participação, e mais tarde tem enquete nova!

PS: Comentem o resultado pessoal! Os tópicos de enquete bombam, mas os de resultados tão minguando! Este é o espaço pra quebrar o pau!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Categoria: Melhor pizzaria.


Boa noite!!

Segunda-feira, dia de enquete nova no Joinhas!

A idéia da categoria já tinha sido proposta pela Andréa Nader na nossa comunidade do Orkut e percebi que, analisando a situação atual do país, é um tema bem adequado!

Pois bem, o tema desta enquete homenageia uma instituição que é um verdadeiro bastião da retidão de caráter e de compromisso político com o povo!! Sim, eu falo do Senado Federal, representado na figura do seu presidente, José Sarney, e de outras tão ilustres figuras, como o nosso eterno ex-presidente-quase-deposto Fernando Collor de Mello.

Como forma de lembrar estes caras tão legais, eu trago essa nova enquete saindo quentinha do forno à lenha
: A pizzaria mais joinha de Salvador!!

Deixando de lado os comentários políticos - antes que causem indigestão - vamos à pizza:

Mais uma vez, uma iguaria de origem incerta e perdida nas brumas do tempo. Sua autoria é disputada por metade das civilizações antigas que estudamos na escola, como qualquer outra invenção genial: Entre os candidatos a pais da idéia estão babilônios, hebreus, egípcios, gregos, romanos...enfim, todos os povos que sabiam fazer algo bem parecido com a massa da pizza: pão.

E no fim das contas, a pizza não é uma espécie de pão em forma de disco com uma cobertura?

De qualquer forma, este pão em forma de disco viajou até a Itália, onde se popularizou na região de Nápoles. Com as grandes navegações e a chegada dos europeus à América, a pizza ganhou um ingrediente fundamental, uma fruta autóctone do novo continente chamada TOMATE! (Sim, ele é americano, não europeu!).

Depois disso, foi só alegria. A iguaria se tornou cada vez mais popular durante os séculos XVIII e XIX, e, segundo reza a lenda, em 1889, o padeiro Rafaelle Espósito, em homenagem à rainha, criou uma pizza com o seu nome, que até hoje é um dos sabores mais conhecidos em todo o mundo: A Margherita!

E nos dias de hoje, não interessa se é Nápoles, Roma, Nova Iorque, São Paulo ou Salvador! A pizza é um dos pratos mais conhecidos e comidos no mundo, seja como fast-food, seja como slow food; tanto os clássicos como calabresa e margherita quanto as pizzas modernosas de Shitaki e Shimeji. Até pizza de chocolate já inventaram!

O que interessa é que ela é um sucesso e não podia ficar de fora do Joinhas de Salvador, afinal ela é uma Joinha Mundial!

Então vamos lá! Votem nas pizzarias, comentem e SUGIRAM OS MELHORES SABORES!

No fim, todo mundo vai ver uma pizzaria diferente pra experimentar, e algum sabor interessante (ou esdrúxulo) pra testar!

Semana que vem, trago o resultado!
Um abraço!

Resultado: A vista mais joinha de Salvador.


Não é só pra fazer auto-promoção não, mas achei essa a votação mais legal até agora!!

Em primeiro lugar, porque chegamos aos 45 comentários (ok, 44, o meu não conta). Rumo aos 50! Em segundo, adorei ler o que vocês disseram sobre os lugares!

Teve de tudo, e foi muito divertido apurar os votos! Gente votando na praça do fim de linha da pituba, gente peranbulando pela Ladeira da Montanha, outros votando na saudosa Fonte Nova em dia de BA x VI! Teve até gente que acha Salvador horrível! Ô, gosto é gosto.

Foi muito interessante constatar que boa parte das pessoas têm uma relação toda especial com o lugar no qual votaram. Talvez por isso tenha sido uma votação especial, pois evocou memórias afetivas em todos nós. Sim, em mim também! ;)

Também gostei muito do comentário do Altair Paim, uma grande verdade que ficou refletida nessa votação: É muito difícil escolher um só lugar na área entre a Av. Contorno e São Tomé de Paripe.

E a votação foi bem acirrada, como de costume desde que começamos os trabalhos por aqui.

Mas, sem mais delongas, o resultado...

Em terceiro lugar...a Ponta de Humaitá!!
Em segundo ...a vista da Av. Contorno!!
E o nosso vencedor da semana, o clássico dos clássicos é...O SOLAR DO UNHÃO!!!

É...eu entendo perfeitamente a dificuldade de todos em escolher um só. Qualquer um dos vencedores tem vistas maravilhosas de nossa cidade, e há tantos outros lugares, que também foram mencionados, como o Cristo na Barra, Sto. Antônio do Carmo e o Yatch Club, e por que não a tal praça do fim de linha da Pituba?! Também tem o Morro do Conselho, palco de momentos tão bons de minha vida, hoje tomado por uma quadrilha de cachorros...(mas isso é outra história)

Então, mais uma vez obrigado a todos pela participação!

Ainda hoje à noite eu posto a nova enquete (com reajustes no prazo de votação, se precisar), e lembrem-se, quem faz o blog são vocês. Então entrem também na nossa comunidade no Orkut, e sugiram novos temas para as nossas votações!

Abração e até mais! ;)



segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Categoria: Vista mais joinha.


Olá novamente!

Depois de uma ótima - e clássica - disputa entre Ribeira e Fredíssimo para sorveteria mais joinha de Salvador, decidi mexer um pouco as coisas por aqui!

Aproveitando a sugestão dada pelo Luciano na nossa comunidade no Orkut decidi variar um pouco nesta próxima votação, e sair - pelo menos agora - do tema comida! Afinal de contas, por mais que comer seja um dos maiores prazeres da vida, nem só de lambreta, sorvete e outras guloseimas vive o ser humano!

Por isso, a enquete que inauguro hoje vai ser sobre a vista mais joinha de Salvador! Pra essa categoria eu aposto que todo mundo tem um palpite. Sempre existe aquele lugar que tem uma vista que mexe com a gente, seja pela beleza do lugar em si, por causa daquele pôr-do-sol único, ou simplesmente porque foi onde nós beijamos aquela figura pela primeira vez. E o melhor de uma paisagem realmente bonita é que geralmente é uma joinha pela qual não precisamos pagar, e que na maioria das vezes simplemente não tem preço!

Salvador é cheia desses lugares verdadeiramente mágicos escondidos por aí, esperando quem os saiba achar. Eu mesmo conheço pelo menos meia dúzia, mas não vou falar de nenhum por enquanto, pra não influenciar na votação! ;)

Tá valendo de tudo, desde uma vista espetacular do mar, da Baía de Todos os Santos ou uma paisagem de viés mais urbano, com prédios, casas, enfim, esta é a votação mais livre de todas! As pessoas sempre têm uma relação especial com alguns lugares e suas vistas, e normalmente essa relação envolve alguma história. Então além do voto, se tiverem algum causo legal sobre como se apaixonaram pelo lugar votado, não se acanhem, contem! É isso que vai deixar a brincadeira interessante desta vez!

Mais uma vez então, mãos à obra! Votem, comentem, contem histórias (sou todo ouvidos)! Daqui a uma semana eu volto pra dizer o resultado, e aposto que no processo todo mundo vai sair com pelo menos um lugar novo e bacana pra levar a namorada ou namorado!

Até mais pessoal!

PS: Não, eu não estou sugerindo que votem na vista da imagem! Só escolhi porque queira ou não, é emblemática de Salvador! ;)

Resultado: A sorveteria mais joinha de Salvador

Hoje é segunda feira, dia de resultado da votação!!!!!

Nossa segunda enquete chegou ao fim na meia noite de hoje com direito a 41 comentários (o meu não conta!), o que me deixa muito feliz! Não só com a quantidade maior de participantes, mas com os comentários, que foram bem legais, com direito a sugestão de sabores de sorvete, e tudo mais. Espero que continuem contribuindo desta forma, pois o blog tá começando a ficar muito bom, e aqui, quem constrói o espaço são vocês!

E por falar em espaço, temos agora mais um lugar para discutir sobre as coisas legais da cidade...a nossa comunidade no Orkut!!

Entrem lá! Além de ser um lugar para continuar as discussões começadas na enquete e sugerir novos temas, lá vocês também vão ficar por dentro das novas votações, sempre que acontecerem.

Mas, chega de lero-lero, vamos ao resultado!

O título de Sorveteria mais joinha de Salvador foi uma verdadeira disputa entre a tradição e o novo. Sim, se você frequenta sorveterias, já deve imaginar que o páreo ficou entre a Sorveteria da Ribeira e a Fredíssimo!!

A primeira é um ícone, praticamente sinônimo de sorvete em Salvador. Dispensa apresentações, pois é praticamente um patrimônio gastronômico local, e está entranhada na alma da cidade e de seus habitantes. Sabores de frutas tropicais como o cupuaçu e o coco verde são os carros chefes da casa.

A segunda é uma rede em expansão, que concentra as suas lojas nas praças de alimentação dos Shoppings da cidade, e traz um sorvete italiano com sabores de ótima cremosidade, apresentando opções que já se tornaram clássicos como o merengata!

A disputa foi acirrada, mas no final, valeu a tradição e a vencedora foi a Sorveteria da Ribeira, que conquistou o título de Sorveteria mais Joinha de Salvador!

Mas, mais uma vez, o importante é trocar referências. Então, aqui vai a minha sugestão: Dêem uma olhada nos votos e escolham uma sorveteria que vocês ainda não conheçam para visitar na próxima vez que forem tomar um sorvete! A graça da brincadeira é conhecer lugares novos!

Mais uma vez obrigado e até a próxima! ;) (Lembrando que hoje à noite começa a próxima enquete...o tema?! Surpresa!)