Ela é popularmente conhecida como amêijoa pelos nossos irmãos mais burrinh...digo, portugueses...
Ela é um molusco bivalve (aqueles de duas conchinhas) da família dos Lucinídeos, e se chama Phacoides pectinatus...
Não satisfeita com esse nome horrendo, adotou como nome artístico uma marca de scooters bem conhecida nas décadas de 50 e 60...
Mesmo com o seu novo nominho italiano, ela continua sendo a "prima pobre" do vôngole...
Na praia com uma cervejinha ela fica uma delícia, e ainda é um dos viagras de baixo custo mais populares da cidade, dando aquela forcinha para os homens e fazendo a alegria das mulheres...
Mas tudo bem, se com todas essas dicas (e a foto grandona aí acima) você ainda não captou a mensagem, estou falando da LAMBRETA!
Pois é. Consumido e adorado por todos os baianos (pelo menos os normais), esse bichinho cinza e feio certamente é uma legítima Joinha de Salvador, e nada mais justo do que ser a primeira categoria da nossa votação.
Então, mãos à obra! Postem seus comments com as indicações de onde se come a melhor lambreta de Salvador (e de preferência falem um pouquinho sobre os méritos da dita cuja e do estabelecimento onde é servida).
Cada comment vale um voto, e a votação será encerrada no domingo à meia-noite. É claro que depois de votar, você pode continuar comentando e discutindo (só não vale votar duas vezes!).
Na segunda feira (3/8) eu publico o resultado, e vocês saberão qual é a lambreta mais Joinha de Salvador!
Só pra constar, como autor do tópico, tenho minhas opiniões mas não voto! ;)
ResponderExcluirPS: A piada de português é brincadeirinha!
Ahh, queria ser a primeira a comentar! :P
ResponderExcluirBom, eu voto na lambreta da Mouraria, que servem naquele conjunto de bares ali, que tem um nome específico que eu não me lembro...
Era no boteco "Conversa Fiada", rua da Paz, Graça. Lembro bem do molhinho de pimenta delícia que acompanhava. Era porque parei de comer bichinhos, tenho certeza que eles continuam excelente por lá. E o pior: Lambreta Grill. ;b
ResponderExcluirOlha eu não sou muito fã não. Mas Guaré, Pedrão e eu fomos tb na Moraria, e lá existe a lei da melhor oferta, eh barato e pelo oq ví e entendi era bom!
ResponderExcluirGosto muito da Mouraria. Ano passado fiz até minha festa de aniversário lá. Além de um clima boêmio e comida gostosa, seus bares são freqüentados pelo pessoal de Salvador e não tem apelo turístico. A única reserva que eu faço é que a cerveja nem sempre ta bem gelada, mas como a categoria da semana não é a cerveja mais joinha...
ResponderExcluirFui num barzinho na Rua do Carmo (próximo ao Convento do Carmo) chamado Cruz do Pascoal, que além de ter a lambreta deliciosa, ainda nos premia com uma vista maravilhosa da Bahia de Todos os Santos!
ResponderExcluirCabana da Cely, aquela que fica na casa da porra, em patamares, eu acho. Fodástica.
ResponderExcluirÉ só eu ou a 10 anos as lambretas eram mt maiores? Hoje em dia são tão pequenas..
fim de linha do garcia
ResponderExcluirn sei o nome do lugar mas eh mto bommm velhoo!!!
qnd souber o nome posto.
Bem, não moro mais em Salvador, e nos últimos meses que passei na cidade, só comi lambreta feita em casa. Mas lembro que tem um lugar bacana que a lambreta é bem temperada, boa quantidade, preço legal e bem limpa(muito importante isso) que é o Beach Stop. Eu frequentava o de Stella(entre 2004 e 2006), não garanto a qualidade dos outros da franquia pois nunca experimentei!
ResponderExcluirÉ... Pelo que lembro a da Cely era boa mermo... E agora tem na Barra tambem...
ResponderExcluirMeu Chapa, perto do Jardim de Alá, serve uma lambreta responsável. E tem o maravilhoso Lambreta Grill, no Rio Vermelho, ao lado do Cien Fuegos, que é algo divino, com variações interessantíssimas. E o que a você pensar, Kanichi faz.
ResponderExcluirBem, como um eterno apaixonado por lambreta posso dizer que as que mais valem o custo benefício são as da cabana do Tio João (ao lado do parque de pituaçéuris) e a da cabana da cely (que na verdade é da mesma família). Como como vou mais à cabana do tio joão, voto nela.
ResponderExcluirTo meio por fora do movimento atualmente. Mas das ultimas que eu comi,uma muito boa foi na mouraria...
ResponderExcluirVou me abster de votar neste quesito. Sou uma brasiliense fresca que não gosta de frutos do mar. Por isso. Deixo meu voto em branco.
ResponderExcluirEu gostei muito da lambreta da cabana do tio joão em pituaçu não só por ela, mas porque normalmente sou bem tratado (algo raro hoje em dia)
ResponderExcluirNão sou muito de comer lambreta, mas a que eu comi no carangueijo de sergipe e achei bem aceitável.
ResponderExcluirEu não sou adepta da lambreta, mas meu marido gosta bastante da feita na Cabana da Celi.
ResponderExcluirEu sou apaixonado por lambreta, sempre que posso dou um pulo no Carangueijo de Sergipe... não é a melhor do mundo, mas pelo menos o ambiente é agradável e a lambreta não deixa a desejar.
ResponderExcluirLambreta Grill - (Rio Vermelho).
ResponderExcluirJá fui em alguns lugares que vendem Lambretas maravilhosas, mas nenhuma chegou aos pés da Lambreta do Mercado Modelo, e ainda estas são servidas em cima de engradados de cerveja virados e empilhados, no melhor estilo "roots" para turista ver, Recomendo!
ResponderExcluirBar Piauí, na rua do mesmo nome, na Pituba
ResponderExcluirEu gosto da lambreta do Ao Léu, na Pituba
ResponderExcluirA melhor lambreta q já comi, levando em consideração tamanho, como foi temperada e caldo, foi no bar chamado Dom Papito. Por causa do custo benefício da prática de comer esta delícia, normalmente frequento a Mouraria e o Sentollas nos dias q tem lambreta dobrada. Dica: Experimentem comer a lambreta com Senzala - uma cachacinha vendida no bar O Cravinho q fica no Pelourinho - ela potencializa o poder afrodisíaco da bichinha.
ResponderExcluirA melhor lambreta que comi em Salvador foi a de um bar chamado Dom Papito!!! Maravilhosa!
ResponderExcluirUma outra também foi no Lambreta Grill não sei nem mais se existe mas fica o voto!
A melhor lambreta de Salvador é definitivamente a do Djalma's Drinks. É um barzinho que fica lá na Pituba (acho que é na rua minas gerais, não tenho certeza).
ResponderExcluirAlém de ter a melhor lambreta, os outros tira gostos são ótimos, e a cerveja é sempre gelada (apesar de eu não tomar mais). O atendimento também é muito bom!
Djalma's Drinks: Esse é o nome!!!
Ass: Cida
Opaaa... Voto na cabanda da cely de vilas do atlântico!!!
ResponderExcluirMuito boa!!!
Axé... meu voto é para Don Papito.
ResponderExcluirAde
Bom.. não conheço muito desta "joinha" de Salvador, no entanto, gostei do objetivo do blog e do texto. Bem legal!
ResponderExcluirVOTAÇÃO ENCERRADA!
ResponderExcluirPodem continuar postando aqui se quiserem manter uma discussão, mas não serão mais computados votos!
cabana da cely não tem igual!
ResponderExcluirDelicia!!!
ResponderExcluirFui em um bar Próximo a Itapuã. Faziam lambreta ao molho de manteiga, outra ao molho de cerveja....enfim, vários molhos diferentes. Um mais gostoso que outro. Uma rua de pouco movimento e meio escondidinha....Adoraria saber que bar é esse ou se ainda existe. Sou do Rio e pretendo voltar em breve...
ResponderExcluir