Ela é popularmente conhecida como amêijoa pelos nossos irmãos mais burrinh...digo, portugueses...
Ela é um molusco bivalve (aqueles de duas conchinhas) da família dos Lucinídeos, e se chama Phacoides pectinatus...
Não satisfeita com esse nome horrendo, adotou como nome artístico uma marca de scooters bem conhecida nas décadas de 50 e 60...
Mesmo com o seu novo nominho italiano, ela continua sendo a "prima pobre" do vôngole...
Na praia com uma cervejinha ela fica uma delícia, e ainda é um dos viagras de baixo custo mais populares da cidade, dando aquela forcinha para os homens e fazendo a alegria das mulheres...
Mas tudo bem, se com todas essas dicas (e a foto grandona aí acima) você ainda não captou a mensagem, estou falando da LAMBRETA!
Pois é. Consumido e adorado por todos os baianos (pelo menos os normais), esse bichinho cinza e feio certamente é uma legítima Joinha de Salvador, e nada mais justo do que ser a primeira categoria da nossa votação.
Então, mãos à obra! Postem seus comments com as indicações de onde se come a melhor lambreta de Salvador (e de preferência falem um pouquinho sobre os méritos da dita cuja e do estabelecimento onde é servida).
Cada comment vale um voto, e a votação será encerrada no domingo à meia-noite. É claro que depois de votar, você pode continuar comentando e discutindo (só não vale votar duas vezes!).
Na segunda feira (3/8) eu publico o resultado, e vocês saberão qual é a lambreta mais Joinha de Salvador!